O Prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado pela primeira dama e Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Saab Assad Faria e toda a sua equipe de governo, acompanhou na manhã desta terça-feira, 21 de janeiro, o sepultamento do ex-prefeito de Ladário, José Francisco Mendes Sampaio, que faleceu nesta segunda (20) na cidade de Campo Grande, vítima de câncer.
Ao som dos sinos da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, onde aconteceu à Missa de Corpo Presente e o velório, e dos aplausos, familiares e amigos realizaram as últimas homenagens e agradeceram pelo que Sampaio representou a Ladário. Na Missa a Bandeira do município foi colocada no caixão. José Antonio Assad e Faria, assim que soube da morte de Sampaio, decretou luto oficial por três dias, conforme Decreto n° 2.440/2014 publicado no Diário Oficial do Município.
Durante o Cortejo Fúnebre, as ruas da cidade foram interditadas pela Guarda Municipal. Moradores saíram às ruas para prestar as suas últimas homenagens ao ex-prefeito. No cemitério o corpo de “Sampa”, como também era chamado pela população, foi recebido com muitos aplausos juntamente com o Cerimonial de Honras Fúnebres da Marinha do Brasil.
Sampaio esteve à frente da administração do município por três mandatos, foi propulsor de grandes obras que ajudaram no desenvolvimento da região, como a construção da Escola Municipal, que leva o nome do seu pai, Francisco Mendes Sampaio. Na sua administração, demonstrou ser um grande nome político na história do município dentro do cenário político-social de Mato Grosso do Sul. Destacou-se por ser o único a assumir a administração ladarense por três mandatos eletivos.
Assumiu o executivo municipal pela primeira vez em 1988, pelo antigo PFL, hoje DEM. Em 2000, eleito pelo PSDB, assumiu o segundo mandato. Já em 2004 pelo PDT foi reeleito para a sua última gestão. O ex-prefeito que completaria 67 anos, no próximo dia 18 de março, era natural da cidade de Campo Maior, Piauí.
Chegou a Ladário em 1967. Neste período era militar da Marinha do Brasil, vindo transferido da cidade do Rio de Janeiro para o 6° Distrito Naval. Lutava contra a doença pouco mais de dois anos. De acordo com a família, ele havia ido passar as festas de Fim de Ano com seus familiares, na região do Nordeste, em dezembro do ano passado.
Devido ao quadro de saúde, teve que ser transferido para a cidade de São Paulo, onde permaneceu internado. Após este período, a família preferiu levá-lo a cidade de Campo Grande, onde ele não resistiu às complicações da doença e acabou falecendo. José Francisco Mendes Sampaio, deixa a esposa Lucianne Andréa Sampaio, cinco filhos e dois netos.
Por: Da Redação