Ícone do site Pérola News

Ladário comemora 05 anos da Apa Baía Negra com atividades culturais e esporte natureza

Apa Baía Negra em Ladário

O município de Ladário, por meio da Secretaria Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico e a Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, realizará no próximo dia 26 de setembro, a comemoração do aniversário de 05 anos da Apa Baía Negra, única área de preservação ambiental do Pantanal. O evento faz parte do Calendário de Eventos, das comemorações dos 237 anos de Ladário.

Para este ano, uma programação recheada com atividades foi preparada, celebrando o aniversário da Baía Negra, além de comemorar o tão sonhado Plano de Manejo, que teve início em julho, deste ano. O documento servirá como um instrumento de planejamento, por meio do qual se identificam as necessidades em diferentes momentos e estabelecem-se as prioridades para o futuro.

O Plano de Manejo norteará o uso adequado dos recursos, a recuperação de áreas degradadas, programa de Educação Ambiental que contemple a conscientização e a sensibilização quanto aos temas ambientais, garantindo a qualidade do local, conservando as riquezas do bioma pantaneiro, bem como meios sustentáveis de uso dos recursos pela população, visando geração de renda e melhoria da qualidade de vida na região.

“Termos uma unidade de conservação na categoria área de proteção ambiental em Ladário e comemorar cinco anos de existência desta região, representa um avanço nas questões ambientais, uma vez que, o município tem instituído uma área para proteger o nosso Pantanal para as futuras gerações. Atividades que reforçam cada vez mais as tradições pantaneiras serão apresentadas durante o aniversário de criação da Baía Negra”, garante o prefeito José Antonio. Segundo o chefe do Executivo, a cidade tem a condição inigualável de desenvolver turismo sustentável e as possibilidades econômicas, trazendo qualidade de vida para os ladarenses.

A área de proteção ambiental está dividida em zonas com delimitações das atividades permitidas, restringidas e proibidas, em cada uma delas. Hoje, aproximadamente 48 famílias vivem na Apa Baía Negra.

Esportes Natureza

Além disso, na oportunidade, a população poderá assistir e participar de apresentações culturais, como o Concurso de Desenho, Exposição de Fotografias, materiais científicos e educativos, equipamentos de trabalho do PrevFogo, artesanato e Esportes Natureza.

Dentro das atividades, estão a Corrida Rústica, Canoagem (canoa, caiaque e Stand-Up PADDLE), Trilhão (Moto OFFROAD) e Ciclismo, os quais acontecerão na região da Codrasa.

Participação

Para os interessados em participar das atividades, as inscrições estão disponíveis da sede da Fundação de Esporte, localizada na rua Corumbá, no Poliesportivo Professor Hélio Benzi. No ato da inscrição, todos deverão preencher uma ficha estando munidos dos documentos pessoais, além de doar 01 Kg de alimento não perecível, que terá como destino os moradores daquela localidade.

De acordo com o Secretário da pasta de Fomento Jorge de Castro, que também é Presidente do Conselho Gestor da APA, o aniversário do espaço é o momento do resultado de um grande esforço de um conjunto de parceiros.

“Os moradores locais, a prefeitura, o SPU, a PMA, o MPF, a EMBRAPA Pantanal, a UFMS e a Marinha do Brasil dentre outros. Como resultado o Governo do Estado através da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico- SEMADE e a Secretaria de Cultura Turismo Empreendedorismo e Inovação – SECTEI abraçaram o projeto que objetiva transformar esta área em um novo roteiro turístico do estado, onde estamos trabalhando para futuramente colher os frutos”, falou.

Já para Ligia Teixeira, diretora de gestão e controle ambiental destaca o aniversário da Apa Baía Negra como um avanço para toda a região do Pantanal, por conta do Plano de Manejo. “Após cinco anos amadurecemos nossos conceitos e agora com o plano de manejo estamos prontos para ordenar as ações efetivas de transformação desta Unidade de conservação em um polo de Turismo Sustentável”, pontuou. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile