Ladário

Ladário bate recorde de inscrições no Concurso de Histórias revelando os Brasis

Ladarenses participantes do Concurso de Histórias 'Revelando os Brasis' em reunião com a Presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues

 

Em sua quinta edição, o Concurso Nacional de Histórias do Revelando os Brasis registrou recorde de participação, com 947 inscrições. Moradores de cidades com até 20 mil habitantes, entre 18 e 70 anos, enviaram suas histórias e agora participam da seleção. Uma comissão formada por profissionais reconhecidos das áreas do cinema e da comunicação escolherá 20 histórias mais 20 suplentes. Os selecionados participarão de uma oficina audiovisual no Rio de Janeiro e, em seguida, voltarão aos municípios de origem para gravar os filmes.

O maior número de inscritos é da região nordeste, com 342 histórias. O sudeste foi o segundo em número de inscrições, com 288, seguido das regiões Sul, Centro-oeste e Norte, com 177, 94 e 46 respectivamente. O município com maior número de inscrições foi Ladário, no Mato Grosso do Sul, com 19 histórias; seguido de Colares, no Pará, com 18. Apenas Roraima, Amapá e Distrito Federal não registraram participação.

Criado em 2004, o Revelando os Brasis tem por objetivo geral promover inclusão e formação audiovisuais através do estímulo à produção de filmes. O projeto tem patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet. A realização é do Instituto Marlin Azul, com parceria do Canal Futura, parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e apoio da EBC/TV Brasil.

Puderem ser inscritas histórias verdadeiras (baseadas em fatos históricos, personagens, tradições populares, causos, crenças, lendas, conflitos, etc) ou inventadas. Os autores selecionados participarão de oficinas preparatórias de Roteiro, Direção, Produção, Direção de Arte, Fotografia, Som, Edição, Mobilização Comunitária e Direitos Autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo projeto. Na etapa seguinte, os diretores contarão com o apoio da estrutura de produção oferecida pelo Revelando os Brasis para gravar os filmes com até 15 minutos de duração em seus municípios de origem.

Nas quatro primeiras edições do projeto foram produzidas 160 obras, entre ficções e documentários. Os filmes são lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil, além disso, participam de festivais e mostras audiovisuais de âmbito local e nacional. (www.revelandoosbrasis.com.br)

Ladarenses participantes do Concurso de Histórias 'Revelando os Brasis' em reunião com a Presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues

 

Por:Da Redação