Com importantes avanços e buscando recursos para melhorar a cada dia os atendimentos dentro das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) novos projetos serão desenvolvidos no município.
Para este ano, serão construídas três novas Unidades de Saúde dentro de Ladário, assim, como a captação de recursos para a reforma e ampliação do NCZ (Núcleo de Controle de Zoonoses) com a reforma do canil e da administração e construção de um muro no seu entorno; além da viabilização da implantação de um laboratório para a realização de exames, uma vez que, a Secretaria de Saúde, realiza a coleta de exames em dois postos, que são encaminhados a Corumbá que é a referência para este serviço.
O município conta atualmente com 05 Equipes de Saúde da Família, sendo construída nesta gestão um prédio próprio. O serviço de atenção básica de saúde, dispondo uma unidade de Pronto Atendimento Central, um Centro de Especialidades Médicas ou Policlínica, que a cidade conhece como Unidade Mista e 5 Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) divididas por áreas de saúde, sendo ESF Romeu Albanese no Centro, ESF Érico Valle Loaiza no bairro Boa Esperança, ESF Almirante Tamandaré no bairro Almirante Tamandaré, ESF João Fernandes e Nova Aliança, que atendem aos moradores dos bairros Alta Floresta I e II, Nova Aliança e Potiguar e, que funcionam em um mesmo prédio, mas possui uma infra-estrutura independente.
Além disso, com recursos do governo federal, Governo estadual e contrapartida da Prefeitura de Ladário, a população passará a contar com novos postos de saúde próprios. Foram destinados, através do Ministério da Saúde R$ 1.328.000,00 mil para a construção de 03 postos de Saúde da Família. Os bairros contemplados serão: Alta Floresta, Almirante Tamandaré e Nova Aliança.
Garantindo um sorriso mais alegre, a população conta atualmente com cinco consultórios odontológicos nas 05 Unidades de Saúde e uma no Centro de Especialidades Médicas, (Unidade Mista). Além dos consultórios instalados, a atual administração implantou uma sala odontológica localizada no Assentamento 72. Os atendimentos no local, acontecem a cada 15 dias. Todos os consultórios contam com uma estrutura adequada que um profissional necessita.
“Novos profissionais já foram convocados através do Concurso Público realizado em 2010, na cidade de Ladário. Serão mais três dentistas, num total de oito profissionais da área. Porém, a população pode procurar a Unidade Mista que oferece os atendimentos odontológicos, matutino, vespertino e noturnos”, esclareceu o Secretário de Saúde Cleber Colleone.
A população também participa de programas de prevenção como “Escovação e Saúde Bucal” que auxilia as crianças e adultos sobre como manter a higiene bucal, incluindo a aplicação de flúor gel através do chamado Programa Coletivo, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, onde as Escolas do município recebem as palestras que são ministradas por um profissional dentista em um período programado.
Atendimentos
Conforme as informações apresentadas na prestação de contas da Secretaria de Saúde de Ladário, no ano de 2013 foram realizadas 18.300 consultas médicas da atenção básica de saúde contra apenas 2.900, no ano de 2009. Seguindo os dados, as visitas domiciliares com médicos somaram 918 em 2013 contra 353 em 2009. Já as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde totalizaram 39.989 em 2013 contra as 24.519 de 2009. Outro número que impressiona são os 6.249 atendimentos das ambulâncias de Ladário, que contabilizaram 64.115 km rodados em 2013. Os números representam um crescimento na saúde de Ladário, proporcionando assim, atendimentos de qualidade e referência na região do Pantanal.
O Pronto Atendimento Municipal, responsável pelos atendimentos médicos de urgência/emergência de menor complexidade, atendeu no ano de 2013, 7.7 mil pessoas, o que possibilita a resolução de problemas de menor complexidade em nosso município. E o de maior complexidade é encaminhado ao Pronto Socorro Municipal de Corumbá, que é conforme o Plano Estadual de Urgência e Emergência, a referência de Ladário e a porta de entrada da área Hospitalar na região.
Outra preocupação do município é com relação ao combate a dengue, doença séria e que pode matar. As ações são contínuas e se intensificam a partir de outubro, quando se iniciam o período chuvoso. Materiais como garrafas pet e de vidro, latas, pneus e até mesmo sofás, fogões e geladeiras, que servem como criadouros para o mosquito da dengue foram recolhidos pelas equipes, sendo Agentes Comunitários, Militares do Exército Brasileiro, juntamente com a equipe de Infraestrutura e Serviços Públicos, que além de realizar a limpeza, repassaram todas as informações necessárias para que a população fique atenta sobre a doença.
Também no ano passado, de setembro a dezembro, 310 nascimentos foram registrados no cartório de Ladário. De acordo com os dados do IBGE, a cidade possui 21.106 habitantes distribuídos em uma área territorial de 340,765 km², sendo que 94,7% vivem na área urbana e 5,3% vivem na área rural. A população está balanceada, registrando 50,1% da população como do sexo masculino e 49,9% do sexo feminino.
Por: Da Redação