Ícone do site Pérola News

Ladário: Alunos da Escola Municipal Marquês de Tamandaré fazem mobilização contra a Dengue

A Escola Municipal Marquês de Tamandaré em Ladário, sob a gestão do professor Renato Giordano Teixeira, iniciou no dia 22 de maio uma mobilização de combate contra a proliferação da Dengue, uma doença que possui como vetor ou causador direto da doença, a fêmea do mosquito Aedes aegypti, que devido ao seu hábito alimentar ser hematófago (se alimenta de sangue), se adapta muito bem a áreas urbanas mais precisamente ao domicílio humano, onde conseguem reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa, isto é, pobres em matéria orgânica.

O Aedes aegypti é também o vetor da Febre Amarela e, por isso mesmo, o controle das suas populações é considerado assunto de saúde pública, portanto, é de responsabilidade de todos.

Seguindo estes conceitos, O Biólogo e Professor de Ciências Marcos Leal Thomé, orientou turmas do ensino fundamental a confeccionarem a “Mosquitérica”, uma armadilha para aprisionar a larva do mosquito, tal técnica foi desenvolvida na Universidade Federal Fluminense (UFF) no Rio de Janeiro e expandida pelo professor na presente escola.

A técnica é simples, tendo como material necessário, uma garrafa pet com tampa, tesoura, um pequeno pedaço de tela, água, grãos de arroz e fita adesiva.

Tendo em vista que em cada postura, o mosquito coloca em média 100 ovos, a armadilha evita que as larvas desenvolvidas destes óvos, ficam presas na “armadilha”e não surgem novos mosquitos, contudo, o objetivo da prática pedagógica desenvolvida pelo professor e a coordenadora Iolanda Leite da Conceição, visa a multiplicação de informações não só no espaço físico da instituição educacional, mas também, uma contribuição coletiva para a comunidade do bairro Nova Aliança, onde se localiza a escola. (Com informações de Marcos Leal Thomé – Biólogo e Professor de Ciências)

Fotos

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile