Ladário

Ladário: Ação Prefeitura-SEST combate exploração sexual infantil

Crianças do Jornada Ampliada comeram macarronada e tomaram suco de tangerina

 

Crianças do Jornada Ampliada comeram macarronada e tomaram suco de tangerina
A equipe do SEST participou das ações de saúde e conscientização da comunidade
Equipe do SEST, com supervisão de Alexandre Carneiro, prestou serviços de oftalmologia

A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o SEST (Serviço Social do Transporte), realizou nesta sexta-feira, 23 de março, na sede do Cras (Centro de Referência em Assistência Social), na rua Salgado Filho, bairro Santo Antônio, a ação do projeto Direito da Criança e do Adolescente na Estrada, também conhecido como Projeto DICA. Participaram das ações de saúde e conscientização da comunidade as equipes do SEST, do Cras, Creas, Jornada Ampliada/Peti e Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o dia, das 8h às 16h, a programação do evento incluiu palestras sobre a campanha aos profissionais de Transporte e serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, colesterol, triglicérides, exame de acuidade visual, orientação e profilaxia odontológica, com estimativa de mais de 300 atendimentos à comunidade.

O programa Jornada Ampliada/Peti conta com 105 inscritos e pelo menos 90 deles participaram da ação juntamente com seus familiares ou responsáveis. Um ônibus da Prefeitura transportou as crianças até a sede do Cras. “O transporte público municipal é importante porque temos muitos alunos moradores nos bairros Alta Floresta e Nova Aliança”, destacou o coordenador do Jornada Ampliada/Peti, Alexandre Orichuela.

A atividade contou com o suporte de uma equipe do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), que tem como coordenadora Renata Papa; e com a equipe do Cras, coordenado por Jane Contu.

Ladário foi o 16º município incluído no projeto DICA na Estrada e recebeu pela primeira vez a visita da equipe de oito profissionais do SEST/SENAT. O SEST/SENAT formou agentes multiplicadores em outros 23 municípios, ampliando a Rede de Enfrentamento à Exploração Sexual Infanto-Juvenil para um total de 39 cidades. “Nosso foco é Enfrentamento à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, e esta ação de saúde e lazer é um instrumento para a conscientização e divulgação das nossas orientações e alertas”, afirmou o supervisor de Projeto do SEST, Alexandre Carneiro. “Até semana passada, realizamos mais de 2 mil contatos com caminhoneiros e profissionais de empresas de transporte, o foco mais forte da campanha. Formamos agentes em cada município para dar continuidade ao trabalho e ampliar a rede”, acrescentou.

A proposta do DICA na Estrada é acabar com o estereótipo de que o caminhoneiro é o responsável pela maioria dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Temos conversado muito com os caminhoneiros e pretendemos fazer deles novos agentes de orientação e divulgação da campanha, queremos todos ao nosso lado”, salientou Alexandre Carneiro. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação