Ícone do site Pérola News

Ladário 237 anos: II Fórum Municipal Antidrogas destaca informação como forma de prevenção

Evento aconteceu no Lions Clube de Ladário

O uso de drogas está crescendo constantemente e isso independe de classe social ou faixa etária. Diante deste cenário e em alusão ao 06 de setembro, dia municipal de Enfrentamento às Drogas , a Secretaria de Educação organizou o II Fórum Municipal Antidrogas de Ladário realizado na manhã desta terça-feira, 08 de setembro, no Lions Clube da cidade.

O objetivo do encontro que durou todo o dia foi levar aos alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, bem como os pais o maior conhecimento sobre a questão. “A luta contra as drogas acontece de maneira incansável e contínua para que mais pessoas não sejam vitimizadas. Por isso é essencial que programas e fóruns como estes sejam desenvolvidos em nossa cidade, para que por meio da informação, da conscientização e da ação, possamos livrar o maior número de pessoas desse caminho que muitas vezes não tem volta”, comentou o prefeito José Antonio Assad e Faria.

O evento que faz parte da programação comemorativa dos 237 anos trouxe como principal foco a votação das propostas elaboradas por alunos dos três segmentos da educação no município para a criação do oficio que será enviado às autoridades competentes, para que haja o trabalho de conscientização em conjunto.

As propostas apresentadas, durante o Fórum, foram elaboradas por seis representantes escolhidos pelas escolas. “A nossa intenção é colocar o assunto em evidência para promover discussões que tragam ações concretas tanto na prevenção quanto ao enfrentamento do uso e abuso de drogas”, disse a pedagoga do Núcleo da Inclusão da Secretaria de Educação que ainda comentou sobre o pré-evento, “ antes do fórum eles já fizeram seminários livres nas escolas, exposições de trabalhos e cartazes, encenação de teatro, entre outras ações com o intuito de chamar a atenção de seus pais e colegas”.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) também fez parte do evento demonstrando as atividades realizadas no município durante os 10 anos de existência, bem como a criação do novo programa, Proerd Pais, lançado em 03 de agosto na cidade.

“Há dez anos eu cuido do Proerd em Ladário, porque acredito que ele tenha resultado positivo, eu acredito que a conscientização gera a prevenção e é muito importante que vocês jovens disseminem tudo o que vocês aprendem para seus colegas para que eles também saibam o que não se deve fazer e quanto a droga é arrasadora na vida de qualquer ser humano”, enfatizou a policial militar e instrutora do Proerd em Ladário, Gleice Kelly Pinheiro Soares.

Ações como o Fórum, transformam os alunos em protagonistas no combate as drogas, visam desenvolver a autoestima, a capacidade de lidar com as tensões, a habilidade de decidir e interagir em grupo, a melhora da comunicação verbal, a capacidade de resistir à pressão negativa de grupo de colegas e a habilidade de tomar suas próprias decisões.

“Nós trabalhamos principalmente com a faixa etária de 9 a 14 anos que são aquelas crianças que aceitam mais facilmente o que se é ensinado, transmitindo de forma espontânea para os pais tudo que foi aprendido por eles. Por isso, também decidimos ampliar o nosso programa até chegar aos pais, pois antes estávamos passando as informações só para as crianças e agora transmitimos o nosso conhecimento aos pais para que esse assunto seja trabalhado de forma continua dentro de casa e também na escola”, finalizou o Comandante do 3° Pelotão da Polícia Militar, Tenente Araújo. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile