A 5ª edição do Campeonato de Pesca Infantil levou cinquenta para a beira do rio Paraguai, no Porto Ecológico de Ladário, na manhã de domingo, 06 de setembro. Sob o olhar atento dos pais e de toda equipe de segurança, lá estavam eles com seus caniços e iscas prontos para pescar a maior quantidade de peixe.
“ A cada ano estamos trazendo mais competidores para o nosso evento e isso demonstra que eles querem aprender mais sobre essa modalidade de esporte e também presam pelo cuidado adequado ao meio ambiente. É muito satisfátorio ver o empenho dessas crianças durante toda a bateria”, enfaztiou o coordenador do evento promovido pela Fundação de Esporte, Ribas.
Com o sistema de “pesque e solte”, todos os peixes foram devolvidos ao rio, após a contagem dos pontos feita pelos árbitros em suas fichas de controle. A prática teve como ojbetivo incentivar as crianças a dar mais importância a Educação Ambiental.
Obrigados pelo regulamento a permanecerem longe dos filhos, apenas como espectadores, os familiares deram um show a parte. Aos gritos tentavam orientar e passar dicas sobre a melhor forma de pescar em meio as crianças, “é a priemria vez que eu a trago e ela está muito empolgada em pescar algo, por isso, acredito que com incentivo e algumas dicas ela consegue”, disse o tio empolgado, Haroldo Silva.
A competição que durou uma hora exata, trouxe para disputa três categorias separadas por faixa etária, de 7 a 9; 10 a 12; e 13 a 15 anos. Enquanto alguns participantes saíram sem conseguir fisgar nada, outros mostraram habilidade e felicidade ao pontuar na competição.
Meia hora após o término oficial da competição, os campeões foram conhecidos pelo grande público e presenteados com troféus e molinetes. Na categoria 7 a 9 anos em terceiro lugar ficou, Italo Macedo; em segundo, Luiz Fernando Matos Ortiz e em primeiro, José Lucas Ferreira. Já na bateria de 10 a 12 anos os vencedores foram: em terceiro lugar, Cristhofer Pavão; seguido por Lucas Sebalho. E para finalizar as premiações em primeiro lugar na categoria 13 a 15 anos, ficou André Luiz Castro, na sequência Jhonny Lucas e Mason Anderson.
André Luiz campeão e competidor na última categoria, assume o posto de bicampeão na Festa do Peixe e promete continuar o seu legado, “ estou muito feliz por ter ganhado novamente e ano que vem serei vencedor de novo”, disse.
Além das premiações, houve sorteio de brindes para todas as crianças que participaram do evento deste ano. E quem está de celular novo para iniciar a semana é o Mariano Assad Carneiro, já quem desfrutará de bons passeios com uma bicicleta nova é a Brenda Emanueli de Macedo Santana.
A segurança do Campeonato de Pesca Infantil foi feita pela equipe da Fundação de Esporte,do Corpo de Bombeiros; Polícia Militar e da Marinha. A competição integrou a programação especial realizada pela prefeitura em homenagem aos 237 anos de fundação de Ladário. (Assessoria PML)
Por: Da Redação