Ladário

Ladário 236 anos: moradores da Apa Baía Negra participam do Chá da Primavera

Chá da Primavera foi alusivo aos 236 anos de Ladário

 

Chá da Primavera foi alusivo aos 236 anos de Ladário
Atualmente, a Apa Baía Negra, conta com mais de 55 famílias

Os moradores da Apa Baía Negra, conhecida como Codrasa, localizada na zona rural de Ladário, receberam, na tarde desta sexta-feira, 19 de setembro, a 2º edição do Chá da Primavera. O evento, realizado pelo município, através da Casa da Cidadania, Justiça e Inclusão Social, teve o intuito de festejar junto com eles, os 236 anos do município, comemorado no dia 02 de setembro.

“Essas atividades acontecem agregadas ao aniversário da cidade, uma forma de fazer com que todos os moradores, festejem os 236 anos de história do nosso município, defendendo a politica de integração, proposta da nossa administração”, disse a Gerente da Casa de Cidadania, Justiça e Inclusão Social Jane Contu.

De acordo com a presidente da Associação dos moradores da Apa Baía Negra, Júlia Gonzales, participar desses eventos só reforça ainda mais a aproximação dos moradores junto a administração, “é muito importante trazer esses eventos para a nossa região, pois comemorar o aniversário da nossa cidade em uma região típica, Pantanal, é muito prazeroso, além de proporcionar um momento de confraternização entre todos”, destacou.

Contente com toda a festa, a moradora que há mais de 15 anos vive com a família na Apa Baía Negra, Artulina Soares, contou que todos os eventos realizados na localidade, ela não perde um. “É um momento no qual nos encontramos e colocamos o papo em dia, além de comemorarmos juntos o aniversário da nossa Pérola do Pantanal. Amo este lugar, sempre sonhei em ter um canto para morar, e ter como fundos o Pantanal, é um privilégio. Parabéns a toda nossa Ladário”, falou.

Atualmente, a Apa Baía Negra, conta com mais de 55 famílias, tendo como um dos pontos principais de sua criação, o Plano de Manejo, que consiste no uso adequado dos recursos, a recuperação de áreas degradadas, programa de Educação Ambiental que contemple a conscientização e a sensibilização quanto aos temas ambientais, garantindo a qualidade ambiental do local, conservando as riquezas do bioma pantaneiro, bem como meios sustentáveis de uso dos recursos pela população.

Por todas as medidas, foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baía Negra, com o objetivo da ocupação sustentável da região, que possui um valor inesgotável de riquezas históricas, turísticas e arqueológicas.

04 anos de existência

No próximo sábado, o município realizará o aniversário da Apa Baía Negra, conhecida como Codrasa, que celebra 04 anos de existência. A festa esta prevista para ter início a partir das 09 horas.

Conforme o prefeito José Antonio Assad e Faria, além de festejar, é importante reforçar a existência da área para o Pantanal. “Trata-se de uma área degradada que está caminhando para se transformar em modelo de preservação ambiental. Plano de Manejo acelerado, porém com grandes especificações, procurando manter suas peculiaridades como reforçar a permanência das famílias que ali vivem, mantendo a identidade do povo ribeirinho”, enfatizou o chefe do executivo ladarense.

 

Por: Da Redação