Ladário

Ladarenses são atendidos pela “Cidadania Itinerante”; ação proporcionou 12 carteiras de trabalho

Mãe e filha aproveitam folga para fazer a Carteira de Trabalho

 

Mãe e filha aproveitam folga para fazer a Carteira de Trabalho

O município de Ladário, através da Casa da Cidadania, Justiça e Inclusão Social realizou mais uma etapa da “Cidadania Itinerante”. Desta vez, a ação aconteceu na Escola Municipal Professor João Baptista, com o intuito de proporcionar a retirada da Carteira de Trabalho, o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a segunda via do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), para os moradores de Ladário.

Não perdendo tempo, a doméstica Juracy Garcia e a filha Thais Garcia foram as primeiras a serem atendidas e a retirar a Carteira de Trabalho. De acordo com Juracy, ela nunca trabalhou com o documento em mãos, “sempre trabalhei sem carteira de trabalho, porém, assim, que soube da ação resolvi esclarecer algumas dúvidas, e como fazer o documento. Sei que é importante, mas sempre faltava tempo e aproveitei a minha folga”, falou.

Já a filha, afirmou que a partir de agora, ao conseguir uma vaga no mercado de trabalho, espera assinar o documento. “É uma forma de garantir meu sustento e acima de tudo, estar regular com a documentação. Carteira assinada, é o que mais desejo”, enfatizou a jovem.

Ao todo, 10 cartões do SUS e 12 Carteiras de Trabalho foram feitas durante a ação e até o momento foram atendidas aproximadamente 50 pessoas, através da “Cidadania Itinerante”. “Fazemos o cadastro e dentro de 20 dias, elas já poderão se direcionar até a sede da Casa da Cidadania, para buscar o documento. É uma forma de reforçar essas atividades junto às capacitações profissionais realizadas em Ladário”, informou a superintendente da Casa da Cidadania, Justiça e Inclusão Social Jane Contu.

Gratuita e necessária, a carteira de trabalho assegura os direitos aos trabalhadores e registra a vida profissional dos brasileiros. Os documentos necessários para emissão da primeira via do documento são: RG ou carteira do conselho, CPF e comprovante de residência. Para a segunda via, os documentos são os mesmos, acrescidos da antiga carteira (1ª via). Em caso de roubo ou extravio será exigido o boletim de ocorrência.

Já a segunda via do CPF, a pessoa terá que estar munida com o Título de Eleitor. A próxima edição da “Cidadania Itinerante”, acontecerá no bairro Boa Esperança (SEAC). A Casa da Cidadania, Justiça e Inclusão Social está localizada na Avenida 14 de Março, Centro de Ladário.

 

Por: Da Redação