A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) em parceria com a Fundação Vale, e apoio da Marinhado Brasil, realizou um encontro municipal direcionado ao Protagonismo Juvenil Sobre o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do município de Ladário. O intuito do evento foi chamar a atenção dos, que serão os protagonistas da ação e tomarão a frente para mostrar suas perspectivas sobre o relevante tema ao poder público conforme a vivência juvenil.
O projeto alusivo ao Dia 18 de Maio, Dia Nacional de Luta Contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem como objetivo construir uma política de atendimento que vise combater o abuso da exploração sexual do município, e construir os protocolos e fluxos estabelecidos quando se diagnosticar que não estão sendo eficiente, propondo coletivamente junto a rede de proteção estratégica, a iniciar um plano municipal, formas de articular, mobilizar e prestar atendimento qualificado e legitimado para a criança e o adolescente.
O encontro aconteceu no Marisco e reuniu centenas de pessoas, entre elas adolescentes e jovens, e entidades de todas as Secretarias, Fundações e Superintendências. A abertura do evento foi realizada pela Assistente Social do CREAS Renatha Ribera, que registrou a presença das autoridades presentes e dirigiu o primeiro momento do encontro.
Na oportunidade o Secretário Municipal de Assistência Social Alexandre Ramos de Ohara agradeceu a presença de todos os jovens participantes do evento, de todas as secretarias e colaboradores do projeto.”É com muita satisfação que acolhemos a todos aqui, principalmente aos jovens que são os protagonistas dessa ação, o que é de nosso objetivo enquanto Secretaria de Assistência Social. E todo esse trabalho foi realizado através de toda uma equipe que pensou durante aproximadamente seis meses para que pudéssemos estar aqui hoje. É um grande feito para todos nós, pois queríamos realmente propor algo muito diferenciado sobre este tema em 2014″, disse o Secretário da Pasta.
Em seguida a Primeira Dama e representante da Secretaria de Políticas Sociais e Cidadania SEMIPS no encontro, ressaltou a importância do Projeto de cunho municipal como uma forma de mobilizar os jovens ladarenses, “este encontro é um pontapé inicial para é a formação de ações que visem fortalecer cada vez mais o protagonismo juvenil, e principalmente a combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, declarou.
Os participantes puderam acompanhar uma palestra interativa, o qual foi patrocinada pela Fundação Vale e ministrada através da Doutora em Serviço Social e Pesquisadora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Joana Angélica Barbosa Garcia, que desde de 1994 possui experiência de pesquisa nos temas, Família, Cidadania e Política Social voltada para a infância e juventude, e ação social das empresas.
Na sua palestra os convidados puderam se interar dos assuntos como, os direitos da criança e do adolescente, cidadania no mundo juvenil, Tipos de violência, Modalidades da exploração sexual, risco e vulnerabilidade, cultura criminalizadora, rede de serviços inconsistente e Visões Etnocêntricas.
“A discussão sobre os direitos da criança e do adolescente é algo relativamente recente na história brasileira, e a legislação que nós temos desde a década de 90 não acompanha necessariamente a mentalidade das pessoas a esse respeito. O que podemos dizer é que ainda há um certo descompasso entre o que a lei indica e o que é de fato visto nas práticas sociais, pois a criança ainda é vista como um elemento secundário na sociedade, em sentido de que ela não tem opiniões sólidas por imaturidade, e que ainda não podem ser ouvidas sempre. Projetos como esse permitem que crianças e jovens tenham liberdade para se expressar”, explicou a palestrante.
Segundo tempo
Fazendo parte da programação, após uma pausa, todos os participantes puderam acompanhar uma mesa redonda entre jovens e o poder público do município. Na ocasião a estudante Camila Alves, de 18 anos, uma das jovens escolhidas para representar Ladário, na Revisão do Plano Estadual de Enfrentamento ao Combate a Exploração Sexual, foi convocada para se expressar em nome dos protagonistas juvenis no evento e relatar a experiência no Comitê Estadual ocorrido em Campo Grande.
“Eu agradeço o convite, é com muita satisfação que representei as crianças e adolescentes do município de Ladário durante os dias 25 e 26 de junho, no COMCEX, o que foi de suma importância para aprimorar nossos conhecimentos sobre o assunto. Foram muitas ideias que tivemos por incentivo dessa experiência. Pretendemos evitar essas situações de exploração investindo nas crianças e jovens de modo interativo, mantendo-a sempre em atividades dinâmicas, ao invés de apenas alertá-las”, indagou a jovem.
A mesa redonda contou com a participação de representantes das Fundações de Cultura e Esporte, e as Secretarias da Educação, Saúde, Assistência Social, Casa da Cidadania, SEMIPS, CREAS, Conselho Tutelar, 7° Promotoria do Ministério público Estadual e COMCEX, que apresentaram aos jovens todas as suas atividades e projetos já desenvolvidos e a serem projetadas no município.
Por: Da Redação