Ladário mais uma vez, será destaque a nível nacional. O artista Sebastião de Souza Brandão, também chamado de “Seu” Sebastião, que ajuda a reforçar a cultura da viola de cocho no município, foi selecionado como o único representante da região Centro-Oeste, para o Projeto Revelando os Brasis, com a história “Nos Trilhos do Trem Fantasma”.
A Prefeitura, através da Fundação de Cultura do município, inscreveu 06 artistas locais, que participaram com 19 histórias verdadeiras (baseadas em fatos históricos, personagens, tradições populares, causos, crenças, lendas, conflitos, etc) ou inventadas. Porém, só a do “Seu” Sebastião foi selecionada. Na época da inscrição, Ladário, foi o município com maior número de inscrições dentro de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o artista, que é ex-ferroviário, o projeto contemplado relata uma lenda sobre um trem fantasma que aparece nos trilhos da região de Porto Esperança, local onde ele trabalhou de 1977 a 1996.
“Fico feliz e mais do que nunca, entusiasmado com o projeto aprovado. Dessa maneira, todos poderão conhecer essa história que eu mesmo já presenciei nos trilhos de Porto Esperança. Assim que cheguei para trabalhar, todos comentavam, porém, comecei a perceber que algo estava acontecendo, e de repente, sempre avistávamos uma luz forte, ao que tudo indicava, era um trem fantasma. As aparições eram em direções vice-versa. Todos tínhamos medo. E essa história ficou nas minhas lembranças, todos da minha família conhecem, os meus netos principalmente”, disse Sebastião.
Para a presidenta da Fundação de Cultura de Ladário, Wanessa Rodrigues, essa seleção é o resultado de trabalhos que são desenvolvidos com a classe artística ladarense e que mostra a cada dia, que a Cultura local deve ser preservada.
“Mais um resultado do nosso trabalho enquanto Fundação de Cultura, que é de fomentar e divulgar a cultura e a classe artística ladarense. Falar sobre a Ferrovia Noroeste do Brasil pois a mesma contribuiu imensamente para o desenvolvimento de nossa região, consequentemente vai levar mais uma vez a cultura da nossa Ladário para todo Brasil, através da história de um artista da terra”, falou Wanessa.
O Projeto Revelando os Brasis é realizado pelo Instituto Marlin Azul com pat