Vários atletas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Distrito Federal, Rondônia e Goiás participaram do Torneio Início de Judô realizado neste domingo, dia 05 de março, no ginásio do Colégio Oswaldo Tognini, em Campo Grande. O Torneio Início é o Campeonato Estadual, que classifica para o Campeonato Brasileiro Regional que será realizado em Brasília nos dias 21 e 22 de abril.
Seguindo o ritmo de 2011, o destaque da competição ficou por conta da judoca Larissa Rianne Farias. A atleta de Ladário sagrou campeã nas categorias juvenil, junior e sênior. Larissa venceu nove lutas, sendo oito por “ypons” e uma por estrangulamento. O resultado garantiu sua participação nos Brasileiros.
Em entrevista ao Pérola News a judoca disse que a preparação na pré-temporada foi muito forte e intensa. Ela ressaltou o intercâmbio de treinamentos realizados em São Paulo no mês de janeiro com grandes clubes do Brasil, “não tivemos folga nem no feriado, pois estamos focados nas seletivas do Pan-Americano e do Sul-Americano, pois quero me classificar nas duas, em nome de Jesus!”.
Larissa embarca na madrugada desta sexta-feira, dia 09 de março, para disputar a seletiva do Pan-Americano que acontece entre os dias 10 e 11, em Fortaleza. Já nos dias de 17 e 18 do corrente mês, a judoca vai para Goiânia disputar a seletiva do Sul-Americano.
A judoca
Larissa nasceu em 1996 em Ladário, estado de Mato Grosso do Sul. No ano de 2003 a judoca participou na Camala – Casa do Marinheiro de Ladário – do Projeto Força no Esporte, coordenado pelo Comando do 6º Distrito Naval, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ladário e com o Ministério do Esporte. Atualmente, ela treina na Academia Rocha em Campo Grande, com o técnico Igor Rocha.
O início da trajetória de Larissa no judô – aos 5 anos de idade – teve um momento engraçado, quando seu pai Luiz Gustavo a levou para fazer balé no mesmo Projeto coordenado pelo 6° Distrito Naval. Naquele dia ela disse com muita convicção que queria praticar judô. “Lembro bem das palavras da minha filha, quando ela disse: não pai, eu quero praticar aquele esporte onde as crianças estão usando roupa azul e branca. Larissa estava falando do judô, e assim foi onde tudo começou”, disse Gustavo.
Na sua primeira troca de faixa no clube da Camala, o campeão Olímpico Aurélio Miguel esteve presente e avaliou o desempenho da pequena atleta. Em poucas palavras Aurélio disse para Gustavo incentivar sempre Larissa. “Pai, incentive sempre essa pequena menina, pois ela tem futuro no judô”.
Talento em família
Luiz Gabriel, irmão de Larissa, também participou do Torneio Início e com três “ypons”, sagrou-se campeão na categoria infantil. “Ele é muito forte, mais ainda é novo, porém se continuar assim também será uma promessa do judô”, finalizou o pai, Luis Gustavo.
Por: Douglas Assad Arruda