A judoca Larissa Farias, natural do município de Ladário (MS), foi obrigada a tomar uma decisão: fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou excursionar com a Seleção Brasileira Feminina de judô pelo Nordeste. Apesar do turbilhão de dúvidas, típico de jovens de 17 anos, a sul mato-grossense optou pela segunda opção. E não se arrepende. A atleta se junta a Sarah Menezes, Rafaela Silva e Mayra Aguiar durante a série de treinamentos de campo, que acontece nesta semana, no Piauí.
– Deixei de fazer o Enem para aproveitar minha primeira convocação. Sabe o que é isso? Estou no 3º ano do ensino médio e vou deixar de participar da minha formatura para brigar por espaço na Seleção. É estranho e animador ao mesmo tempo – comenta a estudante do Colégio Militar de Campo Grande.
A carga de responsabilidades que cai sobre as costas de Larissa é justificável. Antes de completar a maior idade, a judoca conseguiu a façanha de ser campeã das seletivas para a seleção nas categorias Sub-18 e Sub-21, algo inimaginável para uma atleta com tão pouco tempo de carreira.
– Não deixo de acreditar o tempo todo por que muita gente aposta em mim. Luto desde os cinco anos e muita coisa já aconteceu comigo para que eu pudesse chegar aqui, sendo observada em um treino da Seleção. Sei que o voo pode ser mais alto. Ter sido campeã do circuito europeu, ano passado, meu deu mais força e, se tivesse ocorrido um mundial, certamente teria brigado pelo título. O que é meu está guardado – aposta.
Entre livros, apostilas, quimonos e tatames, Larissa Farias segue na luta por uma vaga na equipe principal e por seu diploma de ensino superior. Enquanto isso, ela segue em fase de observação durante os treinos realizados, em Teresina, até domingo (27). (Rede Clube)
Por: Da Redação