Ladário

Jovem com Síndrome de Down realiza alistamento militar na Junta de Serviço Militar de Ladário

 

Na última sexta-feira, 23 de maio, a Junta de Serviço Militar de Ladário, sediada na Prefeitura de Ladário, recebeu a visita de Júlio Medina Flores, jovem com síndrome de Down que compareceu ao local para realizar o alistamento militar obrigatório e recebeu o Certificado de Alistamento Militar (CAM). O próximo passo será a abertura do processo para a emissão do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Júlio esteve acompanhado do pai, Alexandre Flores, e da tia, Sandra Falcone da Silva. O momento foi marcado por emoção e orgulho, simbolizando a responsabilidade cívica assumida por Júlio, que fez questão de registrar o ato com uma fotografia ao lado dos familiares, segurando o certificado.

Comprometimento e cidadania

Apesar das limitações decorrentes da síndrome de Down, Júlio demonstrou total compreensão sobre a importância do alistamento militar e de cumprir suas obrigações legais. Segundo relatos da família, ele aguardava com ansiedade a data marcada para o procedimento, demonstrando comprometimento e consciência cívica.

“Ele gosta de brincar, gosta de música, jogar bola. É um menino educado e eu tenho muito orgulho”, contou o pai, Alexandre Flores.

Apoio e rotina na APAE

Júlio é assistido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), onde participa com entusiasmo das atividades oferecidas. Conforme relatado pela família, ele é tão assíduo que costuma esperar na frente do relógio de casa para não perder o horário das atividades, demonstrando disciplina e alegria no convívio social.

A realização do alistamento militar reforça a importância da inclusão social e do exercício pleno da cidadania por pessoas com deficiência, evidenciando o compromisso da Prefeitura de Ladário em assegurar direitos e promover o respeito a todos.

Relembrando que Jovens nascidas em 2007 têm até o fim de junho para se alistarem na Junta Militar de Ladário

A Junta do Serviço Militar de Ladário faz um importante chamamento às mulheres do município que completam 18 anos em 2025: restam menos de 45 dias para o encerramento do prazo de alistamento militar feminino. A ação é voltada exclusivamente à Marinha do Brasil e oferece uma oportunidade de ingresso temporário para aquelas que desejam iniciar uma carreira nas Forças Armadas.

O alistamento está sendo realizado de forma presencial na sede da Prefeitura Municipal de Ladário, no período das 8h às 13h. Neste ano, apenas a Marinha do Brasil está recebendo candidatas do sexo feminino em seu processo seletivo. Em caso de aprovação, as selecionadas serão designadas para atuação no 6º Distrito Naval de Ladário e na Capitania dos Portos, em Corumbá.

Ingresso voluntário com possibilidade de prorrogação

A participação é voluntária e representa uma oportunidade de vivência na estrutura militar por um período inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado, com consentimento da participante, por até oito anos. A Marinha do Brasil tem se destacado como uma das instituições que mais vêm ampliando a presença feminina em diversas áreas de atuação, com igualdade de condições.

Requisitos para o alistamento

As interessadas em participar do processo devem atender aos seguintes critérios:

  • Idade: ter nascido em 2007 (completar 18 anos em 2025);
  • Residência: morar em um dos 28 municípios contemplados no Plano Geral de Convocação; (Ladário está incluso)
  • Documentação necessária:
    • Certidão de nascimento ou prova de naturalização;
    • Comprovante de residência;
    • Documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho ou similar).

O alistamento feminino na Marinha não apenas cumpre uma função cidadã, mas também abre portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e a conquista de uma carreira respeitada e promissora.

Atendimento na Prefeitura

O atendimento é feito exclusivamente na Junta do Serviço Militar, localizada na Prefeitura Municipal de Ladário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. É fundamental que as jovens estejam munidas de toda a documentação exigida para garantir sua inscrição no prazo.

Serviço

  • Local: Junta do Serviço Militar – Prefeitura de Ladário
  • Horário: das 8h às 13h
  • Prazo final: 30 de junho
  • Instituições de destino: 6° Distrito Naval (Ladário) e Capitania dos Portos (Corumbá)