Ícone do site Pérola News

José Antonio participa de Seminário Jurídico da Justiça Militar da União

O evento aconteceu no Anfiteatro Salomão Baruki, localizado anexo ao campus da universidade

A Justiça Militar da União, por meio da Auditoria da 9ª Circunscrição Judiciária Militar, do 6º Distrito Naval e da UFMS-Campus do Pantanal, realizaram dias 17 e 18 de agosto o 1º Seminário da Justiça Militar da União. O evento aconteceu no Anfiteatro Salomão Baruki, localizado anexo ao campus da universidade.

O prefeito José Antonio Assad e Faria, bem como autoridades militares e civis esteve presente na cerimônia de abertura do evento, a qual recebeu centenas de pessoas entre acadêmicos, operadores do direito e população em geral.

O primeiro dia do seminário contou com duas palestras: a primeira ministrada pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra, Carlos Augusto de Sousa e a segunda pela Juíza Auditora da Justiça Militar da União, Suely Pereira Ferreira. .

Para o prefeito José Antonio eventos como esse levam informações importantes para a sociedade. “Quando temos acesso a conteúdo tão importante crescemos em conhecimento, o que qualifica a sociedade como um todo”, garantiu.

O ministro em sua palestra ressaltou o poder judiciário no Brasil, a Constituição Federal, a Justiça Militar e os Processos Autuados em 1° Instância na Justiça Militar da União. “Todos esses assuntos estão diretamente ligados a carreira militar, e como faço questão de que todos os civis conheçam um pouco mais do nosso trabalho que está ligado diretamente a hierarquia e disciplina, decidi me aprofundar nesses pilares da nossa profissão”, enfatizou Carlos Augusto que durante os anos de 2004 e 2005 comandou o 6° Distrito Naval.

Já para a Juíza Auditora, também palestrante da primeira noite, o objetivo maior de todo o seminário é despertar o interesse no público pela Justiça Militar, “Nós propusemos que o seminário fosse na região de Ladário e Corumbá, justamente para que as pessoas das cidades que possuem os complexos militares, despertassem o interesse em conhecer mais sobre o nosso trabalho”.

Para a segunda noite do evento, estão previstas mais três palestras. O cronograma terá inicio às 19 horas, com o palestrante Alexandre José de Barros Leal Saraiva, procurador de Justiça Militar da Procuradoria da Justiça Militar em Campo Grande, com o tema Ministério Público Militar. Em seguida será a vez do defensor público federal da Defensoria Pública da União em Campo Grande, Alexandre Kaiser Rauber, que explanará sobre A Defensoria Pública da União na ordem constitucional brasileira. E encerrando o circuito de palestras o procurador-chefe da Advocacia Geral da União de Mato Grosso do Sul, Aparecido dos Passos Júnior, falará sobre Atribuições da Advocacia Geral da União.

“O crime militar é analisado dentro de uma justiça especializada que possui crimes próprios. Nós temos acadêmicos e futuros advogados que podem escolher a carreira do direito dentro das forças armadas. Por isso é tão importante que tenhamos temas e pessoas importantes explicando sobre assuntos que podem ser usados num futuro próximo pelos nossos alunos”, enfatizou a coordenadora do Curso de Direito da UFMS Campus Pantanal, Maria Angélica Biroli. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile