CorumbáLadário

José Antonio e Paulo Duarte participam das comemorações dos 68 anos da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Ricardo Franco

José Antonio e Paulo Duarte durante ato cívico na cidade de Corumbá (Foto: Marcos Boaventura-PMC)

 

Os prefeitos de Ladário, José Antonio Assad e Faria, e de Corumbá, Paulo Duarte, participaram na manhã desta quinta-feira, 12 de junho, das comemorações aos 68 anos da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Ricardo Franco e também dos 147 anos da Retomada de Corumbá, onde a data é celebrada nesta sexta-feira (13), feriado municipal na cidade branca.

“Essas comemorações só reforçam a história de um país. Desde o início da semana estamos celebrando os heróis que morreram defendendo a nossa pátria. Relembrá-los é uma singela homenagem pelas conquistas o qual eles proporcionaram. Somos uma nação livre, graças ao empenho desses heróis, que contribuíram com a sua bravura e patriotismo”, destacou o chefe do executivo ladarense.

Na oportunidade, general Pedro Paulo de Mello Braga, comandante da 18ª Brigada, falou da importância da data, bem como o valor histórico para a região do Pantanal e permanência das Forças Militares para a região do Pantanal, “As Forças Armadas cada vez mais realizam atividades voltadas não apenas para a sociedade, como também ajuda na segurança dessa região, já que é uma área de fronteira, Relembrar um momento que marcou a história do nosso país”, disse.

A cerimônia militar contou com a presença do contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho entre autoridades civis e militares da região do Pantanal.

José Antonio e Paulo Duarte durante ato cívico na cidade de Corumbá (Foto: Marcos Boaventura-PMC)

Entenda a Data

Durante muito tempo permaneceu a cidade de Corumbá como ponto chave da navegação fluvial. Essa importância fez com que a cidade continuasse a suplantar Cuiabá, mesmo após esta última ter sido elevada à condição de capital, no início do século passado.

Tal situação perdurou, através dos tempos, fazendo-se presente até o início da II Guerra Mundial quando, devido à abertura de estradas rumo ao litoral e ao conseqüente declínio da navegação no Rio Paraguai e afluentes, Corumbá perdeu a importância que detinha.

Em 18 de dezembro de 1985 a 2ª Brigada Mista foi extinta, dando origem à 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, mantida a denominação histórica de Brigada Ricardo Franco. Visando a distinguir de maneira especial os responsáveis pelo legado de Ricardo Franco na preservação e manutenção da Fronteira Oeste do BRASIL, foi aprovado o Estandarte Histórico para a 18ª Bda Inf Fron, pela Portaria Ministerial nº 480, de 17 de março de 1988. Evocando suas origens, nele constam os antigos símbolos da Brigada Mista (a Cruz de Cristo, símbolo de Unidade de Fronteira, e uma chave de prata, simbolizando vigilância e guarda).

 

Por: Da Redação