Ícone do site Pérola News

José Antonio participa dos 189 anos de Independência da Bolívia

Evento contou com apresentação de música regional boliviana "Cueca" (Foto: Renê Marcio Carneiro)
O chefe do executivo ladarense parabenizou o país vizinho (Foto: Renê Marcio Carneiro)

O Prefeito José Antonio Assad e Faria participou na manhã desta quarta-feira, 06 de agosto, das comemorações dos 189 anos de independência da Bolívia, que aconteceu no Jardim da Independência, Centro de Corumbá, onde contou com a presença do prefeito Paulo Duarte e do agente consular da Bolívia no Brasil, Oscar Felix Cuellar Cuchallo, além de autoridades da região do Pantanal civis, militares e religiosas.

O chefe do executivo ladarense parabenizou o país vizinho e falou da importância de uma data, no qual se comemora a independência boliviana, que também será lembrada durante as festividades dos 236 anos de fundação do município de Ladário.

“Uma data que temos que comemorar, vivemos em uma área de fronteira e isso faz com que possamos residir de forma integrada respeitando cada um, as suas manifestações culturais. Em Ladário será realizada a Noite América do Sul e sem dúvidas teremos apresentações deste país, já que no município há uma grande influência dos bolivianos, por conta da Oficina da Comissão Mista Brasil-Bolívia, que contribuiu na construção da estrada de ferro até a Cidade de Santa Cruz de La Sierra, história que será mostrada durante este evento, bem como a influência de outros países em nossa região”, disse José Antonio.

Já o agente consular da Bolívia no Brasil, Oscar Felix Cuellar Cuchallo, disse da importância da data para o país vizinho, visando os 200 anos de Independência, e que o Governo de Evo Morales, proporcionou para o desenvolvimento do país. “O atual governo pretende proporcionar para os cidadãos bolivianos melhores condições de vida e progresso ao país com metas propostas até o ano de 2015, quando a Bolívia completa 200 anos de independência”, destacou Cuchallo.

A Independência da República da Bolívia, foi proclamada em 06 de agosto, de 1825, por um congresso celebrado em Chuquisaca (província). 185 anos depois, com a chegada pela segunda vez do Presidente Evo Morales Ayma, a história mudou. Por decreto se instituiu em Estado Plurinacional em cumprimento a nova constituição política do Estado, promulgada em 2009, determinando a nova nação boliviana, por totalidade dos bolivianos, das nações e povos indígenas de origens do campo (campesinos) e das comunidades interculturais e afrobolivianas, que em conjunto constituem a nação deste país.

Nossa Senhora de Copacabana

A data é especial para os bolivianos não apenas pela independência do país, como também pela comemoração da Virgem de Copacabana uma das mais fortes comemorações religiosas da comunidade católica da Bolívia.

A festa organizada em homenagem a Virgem de Copacabana será realizada na tarde desta quarta-feira (06), onde está programado a realização de uma missa a partir das 15 horas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Corumbá. Logo em seguida os devotos realizam o desfile folclórico pelas ruas Antonio Maria e Dom Aquino, se concentrando na esquina da Rua Luis Feitosa onde se reúnem e partem em caravana para a cidade de Puerto Quijarro na Bolívia prosseguindo com as festividades.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile