Ícone do site Pérola News

Jornada Pedagógica destaca Educação Inclusiva nas escolasde Ladário

5ª Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação

A 5ª Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação trouxe ao Salão Paroquial do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios palestras sobre o tema Educação Inclusiva nas escolas de Rede Municipal de Ensino (Reme) com uma psicóloga, uma pedagoga, uma fonoaudióloga, uma professora de libras (linguagem dos sinais) e dois delegados de Polícia Civil, reunindo mais de 200 servidores municipais, entre professores, diretores e assistentes da administração escolar.

O delegado Gustavo Bueno, titular da Delegacia Civil de Corumbá, destacou a importância de se fortalecer o regimento interno da escola. “Quando a família falha, e isso tem ocorrido com freqüência, temos de ter o amparo de um regimento interno e de um sistema educacional fortalecidos”, afirmou. “Deve ser compromisso do profissional de educação buscar uma forma para que os jovens tenham uma educação aprimorada, e para isso é preciso fortalecer a escola por meio de programas e ações”, acrescentou.

Parceiro da Prefeitura de Ladário como integrante do ciclo de palestras promovido pela Rede Municipal de Ensino, o delegado Gustavo Bueno, professor do curso de Direito, sente o retorno quando é reconhecido nas ruas por alunos, e se vê como exemplo. “Outro dia um estudante me apontou para o pai e disse: “pai, sabe quem é aquele? É o delegado que fez palestra na minha escola”. Isso para mim é imensamente gratificante”, contou.

Sobre o mesmo tema de Educação Inclusiva falou a delegada Priscilla Anuda Quarti Vieira, detalhando as funções e a importância da Delegacia da Infância, Juventude e Idosos (Daiji), da qual é titular, e do Conselho Tutelar como órgão investigativo e acolhedor da família em situação de conflito e vulnerabilidade. “Todos trabalham com precaridade, mas isso não é desculpa, não deve faltar o comprometimento com a grande responsabilidade do atendimento”, destacou.

Pelo Núcleo de Apoio de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação falaram a psicóloga Cláudia Mondini, a pedagoga Enedina Moura, a fonoaudióloga Danielle Ibarra e a professora de libras Edineia Lannes. A coordenação foi da secretária municipal de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos e da gerente de Projetos e Políticas Educacionais Elis Regina Sarath. (Reportagem: Nelson Urt/Imprensa)

 

Por: Da redação

Sair da versão mobile