Ícone do site Pérola News

Aprender para Crescer ganha nova dinâmica e integração em Corumbá

Mais de 1.600 atendimentos foram realizados durante o evento (Foto: Vinicius Boaventura)

O Sebrae realizou no sábado, 5 de novembro, a terceira edição do evento “Aprender para Crescer”, na Unidade Eubéa Senna de Almeida, da UFMS Campus Pantanal, em Corumbá. Filas se formaram para o credenciamento e a movimentação cresceu com a chegada dos ônibus com estudantes e empreendedores bolivianos das cidades de Puerto Suarez e Puerto Quijarro, na Bolívia. Mais de 200 bolivianos se inscreveram para o evento.

A caravana, promovida pelo Sebrae, integra as ações do projeto MS Sem Fronteiras de desenvolvimento da faixa fronteiriça do Estado com a Bolívia e o Paraguai a partir do estímulo ao empreendedorismo. “Estamos vindo pela primeira vez, é uma experiência nova que vai acrescentar ao curso que fazemos em Puerto Suarez”, afirmou a boliviana Márcia Hurtado, estudante do curso técnico de Administração de Empresas da Escola Global Milenio, de Puerto Suarez. Ela estava junto com as colegas Nerea Luna, Liliana Balcaza, Merlin Beisara, Patricia Gutierrez, todas com o mesmo propósito de acumular conhecimentos nas palestras que haviam escolhido para participar – Empreendedorismo, Arte da Negociação e Planejamento e Orçamento Pessoal. “É uma oportunidade que nunca antes havíamos tido”, acrescentou Patricia.

Corumbaenses e ladarenses também se interessaram pelos temas que abordaram o comportamento pessoal, dicas para obter sucesso em entrevistas, excelência no atendimento ao cliente e planejamento financeiro. De Ladário, cidade a seis quilômetros de Corumbá e a 12 km na fronteira, participaram 10 trabalhadoras autônomas inscritas no programa Geração de Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O tema escolhido por ela foi Empreendedorismo. “Meu ramo é culinária, faço bolo, salgadinhos, e agora estou aprendendo como vender e montar meu negócio”, afirmou a ladarense Renata dos Santos.

A corumbaense Rosa de Almeida, professora do curso de administração na Faculdade Anhanguera/Uniderp, participou pela primeira vez das palestras sobre Arte da Negociação, Inteligência Emocional no Trabalho e Desenvolvimento Executivo de Sucesso. “Serão bastante úteis para orientar minha carreira paralela, porque além de professora sou consultora de beleza, e pretendo ter meu próprio negócio”, ressaltou.

Cada participante teve o direito de escolher três palestras das doze que ocorreram simultaneamente em cada turno – manhã e tarde – nas salas da Unidade Eubéa Senna de Almeida, cada uma com duração de 50 minutos.

O gerente do Sebrae Regional Pantanal, Wellington Vidaurre; o gerente do Senac de Corumbá, Rafael Delsin; e o professor do curso de Administração da UFMS Campus Pantanal, Tadeu Martinez, deram as boas-vindas e orientações aos participantes na abertura. “A vinda da caravana da Bolívia, sem nenhum custo para os participantes, foi a grande novidade e deu nova dinâmica nesta terceira edição do evento”, destacou Wellington Vidaurre.

“É importante essa integração com os vizinhos da fronteira, que devem multiplicar as informações que recebem aqui”, enfatizou Tadeu Martinez, da UFMS. “É um trabalho saudável de parceria, pois o Senac cedeu 14 dos 24 palestrantes do evento”, acentuou Delsin, gerente do Senac.

Parceiros

São parceiros nesta realização: UFMS/Campus Pantanal, Senac, Gati Gestão de Pessoas, Prefeitura Municipal de Ladário/Secretaria de Assistência Social, Prefeitura Municipal de Corumbá/Secretaria Executiva de Educação, Superintendência de Desenvolvimento Econômico, Fundação de Cultura e Turismo/Superintendência de Turismo e profissionais liberais, Instituto Homem Pantaneiro e Cooperativa Vila Moinho. (Nelson Urt)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile