Ícone do site Pérola News

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) expande cursos no Polo de Ladário

Sala de Informática da Escola Municipal Eduardo Malhado recebe cursos da IFMS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza no dia 14 de março a aula inaugural de mais um curso com 44 vagas em Ladário. Em 2011, o IFMS procurou a Prefeitura Municipal de Ladário visando a implantação de Polos de Tele Aulas, e o prefeito José Antonio não mediu esforços ao celebrar convênio com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, gerando assim, o Polo de Ladário, com sua primeira instalação na Escola Municipal Eduardo Malhado, na rua Almirante Barroso, com oferta de quatro cursos técnicos em modalidade à distância – Meio Ambiente, Eventos, Logística e Reabilitação de Dependentes Químicos.

Em 2012, Ladário foi contemplado com mais dois cursos técnicos, sendo um aberto ao público (Administração) e um exclusivo para os funcionários públicos de carreira do município (Serviços Públicos), ambos instalados na Escola Municipal Polo 17 de Março, na rua Tamandaré, onde também fica a sede da SSCH de Ladário.

O IFMS faz parte do programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC). A rede integra 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet); 24 Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais; a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro.

De acordo com a legislação, os institutos federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com forte inserção na área de pesquisa aplicada e na extensão. Possuem natureza jurídica de autarquia, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, com estrutura de organização e funcionamento semelhantes.

IMPLANTAÇÃO

O projeto de implantação do IFMS teve início em outubro de 2007, quando foi sancionada a lei n° 11.534, que dispõe sobre a criação das escolas técnicas e agrotécnicas federais. A partir desta lei, foi instituída a Escola Técnica Federal de Mato Grosso do Sul, com sede na capital Campo Grande, e a Escola Agrotécnica Federal de Nova Andradina.

Em dezembro de 2008, o governo decidiu reestruturar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando 38 institutos federais pela lei n°11.892, a qual dispõe sobre o sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação.

As duas unidades a serem implantadas passam a ser denominadas Campus Campo Grande e Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. O novo projeto da rede federal incluiu ainda a implantação de outros cinco campi nos municípios de Aquidauana, Coxim, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas, consolidando o caráter regional de atuação.

Para sua implantação, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul conta com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio das Portarias nº 1.063 e nº 1.069, de 13 de novembro de 2007, do Ministério da Educação, que atribuíram à UTFPR adotar todas as medidas necessárias para o funcionamento do IFMS.

Em fevereiro de 2011, todas as unidades do IFMS entraram em funcionamento com a oferta de cursos técnicos em sete municípios. Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, deverão ser implantadas mais três unidades, em Dourados, Jardim e Naviraí.

METODOLOGIA

A Educação à Distância – EAD é ofertada em parceria pelo Instituto Federal do Paraná o qual adotou o ensino presencial virtual, com transmissão das aulas via satélite e atividades desenvolvidas nos pólos de apoio presencial. Com aulas uma vez por semana, com início às 18h e término às 21h40, há o professor conferencista, o qual rege as aulas no estúdio, juntamente com o professor web, que interage com os tutores presenciais pelo portal do Instituto Federal do Paraná, onde os alunos ficam acomodados em tele salas, equipadas com projetores para que possam acompanhar as explicações ao vivo e em tempo real.
Os estudantes recebem apostilas, as quais possuem o mesmo conteúdo apresentado pelo professor conferencista, atividades e orientações sobre o curso. Os estudantes também podem interagir com os professores pelo 0800 e em fóruns e chats, oferecidos pelo ambiente virtual, onde cada aluno recebe seu login e senha para acessar e através de e-mails.

TUTORIA

O Polo de Ladário, inovando e facilitando o aprendizado dos estudantes, oferta tutoria de plantão, onde os alunos podem ter seu momento com o tutor de seu curso, o qual sana dúvidas com relação à postagem de trabalhos, atividades e avaliações, trabalho este desenvolvido no laboratório de informática da Escola Municipal Eduardo Malhado.

O Polo é regido pela Coordenação do Campus de Corumbá, onde o Pólo de Ladário possui o Gestor Educacional que intermedia a comunicação tanto de alunos quanto de tutores com a Coordenação do Campus de Corumbá.

Dos quatro cursos que se iniciaram em 2011, dois tutores são responsáveis por cada dois cursos, Professor Jonathan Gonçalves dos Santos, tutor dos cursos técnicos em Eventos e Reabilitação de Dependentes Químicos e Professora Elisângela da Silva Moura, tutora dos cursos de Meio Ambiente e Logística. Os dois cursos iniciados em 2012 (Serviços Públicos e Administração) são acompanhados pela Professora Leide Laura. Atualmente os cursos contam com 260 alunos matriculados nos dois pólos instalados nas Escolas Municipais Eduardo Malhado e Pólo 17 de Março. (Ass. de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile