Ladário

III Noite América do Sul proporciona uma verdadeira viagem aos países Sul-americanos

 

Ao som de cumbia, polca Paraguai, chamamé e samba, a população ladarense pôde fazer uma viagem pelos países Sul-americanos, na noite desta quarta-feira, 31 de agosto. Os guias turísticos foram os alunos das Escolas Municipais e do Projeto Semear, bem como grupos de danças convidados, que tiveram a responsabilidade de mostrar toda a cultura dos países de língua hispana, no palco, montado na Avenida 14 de Março.

A III Noite América do Sul, que é realizada pelo município, através da Fundação de Cultura e Secretaria de Educação, integra a programação de eventos dos 238 anos de Ladário, que celebra mais uma Primavera, nesta sexta-feira, 02 de setembro.

Participando da festa, o prefeito José Antonio Assad e Faria, ressaltou a importância da participação escolar, onde mescla aprendizado através da arte, possibilitando a integração entre os povos e população.

“O que conferimos aqui, não foi apenas uma apresentação, foi à cultura dos países que fazem parte da história do nosso município, como a Bolívia. Embarcar nessa deliciosa viagem, contada através da música e da carte, mostra os valores íntegros das nossas crianças e também da população, já que traz ao conhecimento a cultura de cada povo. Esse é um evento importantíssimo que a cada ano, deverá ganhar espaço. Tudo isso é tão rico”, disse José Antonio.

Para a aluna da Escola Municipal Professor João Baptista, Lohanny de Paula, que representou o Paraguai, além de tudo maravilhoso, o esforço na hora dos estudos valeu a pena, já que ela ficou encantada com a cultura desse país.

“O resultado está aqui, uma apresentação maravilhosa. Gostei muito. Tudo isso foi importante, pois conseguimos conhecer outra cultura, a região, culinária, tradições, o que serve como base para nossos estudos. Diante de tudo isso, despertou a curiosidade de ir até o Paraguai, para conhecer de perto, mais um sonho a ser realizado”, contou Lohanny.

Ao todo foram 15 apresentações, que trouxeram a cultura de países, como Colômbia, Chile, Bolívia, Equador, Argentina e Brasil. Porém, representando Mato Grosso do Sul, mais precisamente a região pantaneira, o grupo Anjos Dourados, levaram para o palco a dança com o tema: “Nossa Senhora do Pantanal”.

Além disso, a Academia Patrícia Gonzalez, que atua na área da dança, há mais de 10 anos, na cidade de Corumbá, também mostrou um pouco da cultura do Estado, onde as suas três bailarinas trouxeram o tema “Carcara”.

Encerrando a III Noite América do Sul, o Grupo Canta Ladário, que surgiu na década de 80, na Pérola do Pantanal, com participações em eventos da região, como aniversários e casamentos, onde já tiveram participação em 2005 no Festival América do Sul, trouxe para o palco o ritmo bem descontraído do samba, que na oportunidade movimentou o público que mesmo, em uma noite fria, não arredou os pés. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação