Em comemoração a data da Consciência Negra – 20 de novembro, a Rede Municipal de Ensino de Ladário realizou no Ginásio Poliesportivo Professor Hélio Benzi, a terceira edição da Fest Afro. O evento contou com apresentação de danças afro pelos alunos das escolas municipais, concurso de beleza afro e barraquinhas de comidas típicas.
A organização e realização do evento ficou a cargo da Escola Municipal Eduardo Malhado. Atualmente o educandário é dirigido pela professora Maria Madalena de Moraes Oliveira. Além do Eduardo Malhado a festa contou a participação das Escolas Municipais João Batista, Marquês de Tamandaré, Francisco Mendes Sampaio, 17 de Março, Pólo Farol do Norte e Extensão Maria Ana Ruso.
Com o tema “Liberdade, Tolerância, Respeito e Diversidade, somos todos Iguais”, a Escola Eduardo Malhado enfatizou a importância da data para a comunidade local. A Fest Afro trata-se de uma noite de celebração da igualdade entre os povos, onde foram apresentados os diversos trabalhos existentes na REME de Ladário, sobre a cultura afrodescendente como dança, comidas, vestimentas e artes plásticas.
Ao final do evento foi realizado um sorteio para apresentar qual escola da REME ficará responsável pela organização da festa no ano seguinte. Já estiveram a frente do evento as Escolas Marquês de Tamandaré e Francisco Mendes Sampaio. Para o ano que vem foi escolhida a Escola Municipal 17 de Março.
A III Fest Afro contou com apoio da Prefeitura Municipal de Ladário, através da Secretaria Municipal de Educação. Mais de 500 pessoas prestigiaram o evento cultural.
Por: Douglas Assad Arruda