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II Jogos Paradesportivos reúne 62 atletas com necessidades educacionais especiais de Ladário

Jogos reúne 62 atletas com necessidades educacionais especiais
Modalidade Encaixe movimentou o primeiro dia dos Jogos

A largada para conquistar o lugar mais alto do pódio já foi dada. Os 62 alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), matriculados na Rede Municipal e Estadual de Ensino, participaram na tarde desta terça-feira, 14 de abril, da abertura da segunda edição dos Jogos Paradesportivos, realizados pelo município de Ladário, através da Secretaria de Educação.

Durante quatro dias, os estudantes estarão representando nove escolas de Ladário, inscritas nos jogos, nas nove modalidades, sendo encaixe; tênis de mesa; arremesso de dado; boliche; arremesso de argola; dama; dominó; arremesso o gol; tiro livre dos 5m.

Os jogos têm como intuito, promover a inclusão e o acesso dos alunos com NEE, através da prática esportiva adaptada, assegurando o direito ao pleno desenvolvimento e ampliando o atendimento sócioesportivo do município, estendendo este público em suas especificidades e mostrando que todos são capazes de participar de tudo aquilo que está em sua volta.

Uma realidade vivenciada pela dona de casa Andrelina Campos da Silva, que veio acompanhando o seu neto André Campo, que está sob sua responsabilidade, e compete pela Escola Municipal Eduardo Malhado.

“Esta é a primeira vez que ele participa de um campeonato. Assim que soube, decidi acompanhar este momento, um momento não apenas dele, mais também de toda a família. Pois isso demonstra não apenas um comprometimento educacional, como também mostra a preocupação da inserção dele dentro da sociedade, mostrando que ele também participar de qualquer desafio. Sim, desafio, pois encaro este momento como mais um desafio imposto pela vida e que será vencido por nós. Estou muito contente e vou torcer muito”, disse Andrelina.

Uma torcida que sem duvidas já está sendo recompensando com o sorriso no rosto do André Campos que é cadeirante, “sei que sou capaz e estou contente com tudo isso. Prometo ganhar uma medalha e levar para todos os meus amiguinhos e claro dedicar a vitória para a minha avó, pessoa que amo muito”, revelou o estudante.

Porém, logo após a entrada das delegações, a Tocha Olímpica, símbolo que dá vida aos Jogos Paradesportivos de Ladário, foi conduzida pelo atleta Ender de Souza Garcia Santiago, da Escola Estadual leme do Prado, onde afirmou que durante meses veio se preparando para disputar os jogos e tentar faturar uma medalha. “Nas aulas de recreação sempre aproveitamos para treinar e queremos conquistar uma medalha. Fiquei muito contente em poder acender o fogo que é o símbolo dos jogos. Tenho a certeza que tudo vai dar certo”, falou.

“Possibilitar essas atividades é reforçar que esses alunos, são capazes de praticar esporte e até mesmo procurar a independência. A prática do esporte assegura os direitos em pleno desenvolvimento, ajudando na ampliação do atendimento deste público. A nossa intuição é dar continuidade a esses jogos e promover a inclusão desses atletas junto a sociedade”, afirmou Marcelo Rondon, gerente de Políticas Educacionais da Secretaria de Educação que na oportunidade representou a secretária de educação Maria Eulina Rocha dos Santos.

Primeiras disputas

Além da abertura dos jogos, o público presente pôde acompanhar as primeiras disputas, na modalidade de encaixe, onde os alunos com Necessidades Educacionais Especiais se enfrentam encaixando bambolês em cones com distância de 08m.

Os Jogos Paradesportivos de Ladario é alusivo ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, que foi instituída no dia 14 de abril, de 2004, pelo Sistema Conselhos de Psicologia, com a finalidade de mobilizar os psicólogos para a política que vem sendo construída nos últimos anos em prol da inclusão de pessoas que, historicamente, são excluídas do processo educacional.

As disputas seguem até a próxima sexta-feira, 17 de abril, quando acontece o encerramento do evento a partir das 10h00, no Ginásio Poliesportivo Professor Hélio Benzi.

 

Por: Da Redação

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