Ícone do site Pérola News

II Encontro Internacional de Jornalistas acontece amanhã em Corumbá

Começa amanhã, dia 29, o II Encontro Internacional de Jornalistas, promovido pelo Sebrae/MS, em Corumbá. Ao todo, vão participar do evento cerca de 70 jornalistas de Campo Grande, Ponta Porã, Ladário, Corumbá, Puerto Quijarro e Puerto Suarez, na Bolívia, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

O evento integra a programação da Jornada MS Sem Fronteiras, que inclui também seminário para representantes de entidades bolivianas e brasileiras e rodada de negócios entre micro e pequenas empresas dos dois países. O projeto MS Sem Fronteiras, do Sebrae, visa apoiar o desenvolvimento de empreendimentos e o surgimento de novos negócios nas regiões de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.

A atuação do projeto será apresentada durante o Encontro de Jornalistas pelo gerente de Projetos Estruturantes do Sebrae MS, Rodrigo Pirani. Entram também na pauta do evento palestras sobre as mídias de comunicação, como é o caso da imprensa escrita na fronteira, que será debatida pela jornalista e mestre em estudos fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Lívia Gaertner.

O evento é realizado pelo Sebrae/MS com apoio da UFMS, Sindicato de Jornalistas de MS (Sindjor MS), Sindicato dos Trabajadores de la Prensa de Puerto Quijarro e Sindicato dos Trabajadores de la Prensa de Puerto Suárez.

Programação:

14h00 – Credenciamento

14h30 – Abertura Oficial – diretora de Operações do Sebrae, Maristela França.

Apresentação “Projeto Mato Grosso do Sul Sem Fronteiras – Brasil, Bolívia e Paraguai”. Gerente de Projetos Estruturantes do Sebrae/MS, Rodrigo Maia Pirani.

Palestra: “Características da imprensa escrita na fronteira – Corumbá/Ladário-Puerto Suarez/Puerto Quijarro. Palestrante: Lívia Gaertner, Jornalista e Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

“Televisão Fronteiriça: TV e Telejornalismo na Fronteira Brasil e Paraguai”. Palestrante: Marcelo Câncio, Professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Doutor em Ciências da Comunicação ECA/USP – Universidade de São Paulo.

Apresentação do GeJor – Grupo de Estudo de Jornalismo na Fronteira – acadêmicos do Curso de Jornalismo da UFMS, campus de Campo Grande.

Apresentação: “Lingua, cultura e educação na Fronteira Brasil-Bolívia”. Professora Suzana Vinícia Mancilla Barreda, mestre em Educação pela UFMS.

Apresentação: “Figuras simbólicas: o reforço ideológico midiático em filmes sobre fronteira”. Professora Elizabeth Maria Azevedo Bilange, mestre e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

Palestra: “Aspectos da comunicação em ambiente de fronteira binacional” – Palestrante: Pablo Lobo, Secretário de Imprensa das 15 Províncias do Departamento de Santa Cruz.

Debate

18h00 – Encerramento: Liane dos Santos Pereira, gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae em Mato Grosso do Sul.

19h00 – Lançamento do estudo “Mato Grosso do Sul sem Fronteiras: características e interações territoriais – Bolívia, Brasil e Paraguai”. Sebrae/MS.

Coquetel e Network

Serviço

O Encontro acontece na sala Piquiri do Centro de Convenções de Corumbá, localizado à Rua Domingos Sahib, 570, no Porto Geral. Mais informações pelo telefone (67) 3389 – 5536.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile