CorumbáLadário

IHP e MMX lançam livro com descoberta de nova espécie de percevejo

Reserva Particular do Patrimônio Particular Engenheiro Eliezer Batista fica na Serra do Amolar (Foto: Divulgação)

 

Livro traz catálogo biológico com 1100 espécies (Foto: Divulgação)

A descoberta de uma nova espécie de percevejo, nunca antes catalogada pela ciência no planeta, é um dos destaques do livro Descobrindo o Paraíso – Aspectos Biológicos da Reserva Particular do Patrimônio Natural Engenheiro Eliezer Batista (RPPN-EEB), que será lançado pela parceria Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e MMX no dia 2 de maio, às 19h, na Casa Vasquez & Filhos, no Porto Geral, em Corumbá.

O percevejo descoberto na RPPN-EEB, na Serra do Amolar, a 180 km a noroeste de Corumbá, levou o nome de Rhyparoclopius aokiae, em homenagem a uma das pesquisadoras, a bióloga Camila Aoki. “Acreditando na máxima ‘Conhecer para Preservar’, buscamos aumentar o conhecimento biológico para o Pantanal Sul-mato-grossense e auxiliar nas estratégias da conservação da diversidade biológica”, afirma, na apresentação, o fundador e conselheiro do IHP, Angelo Cipriano Rabelo.

Espécie de percevejo é uma nova descoberta para a ciência (Foto: Divulgação)

O estudo detalhado da composição de invertebrados, segundo Rabelo, é uma das maiores contribuições da publicação para a ciência. Mais de 1100 espécies foram catalogadas, com a inclusão de 19 novos registros de espécies para Mato Grosso do Sul. Em fase de identificação estão inseridas 11 novas espécies. “O fato que chama a atenção nos dados que esse livro traz é que, para a maior parte dos grupos estudados, esta é a primeira listagem para a região”, prossegue Rabelo. “A ciência de estudos técnicos e científicos para a área reforça a recomendação do Ministério do Meio Ambiente para a necessidade de inventários sobre fauna e flora”, acrescenta.

Importante veículo para pesquisas de especialistas, professores e alunos, o livro amplia os horizontes da coleção biológica com fins didáticos. “A obra mostra os resultados de expedições de inventário biológico feitas à RPPN-EEB nas estações seca e chuvosa, quando foram estudados tanto a flora local como diversos grupos de invertebrados, sempre ofuscados pela fauna vertebrada carismática, mas de maneira alguma menos importantes”, ressalta, no prefácio, o revisor técnico Fábio Olmos.

Reserva Particular do Patrimônio Particular Engenheiro Eliezer Batista fica na Serra do Amolar (Foto: Divulgação)

Trata-se de uma publicação realizada por meio da parceria, estabelecida desde 2008, entre o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e a empresa MMX para a gestão da RPPN Engenheiro Eliezer Batista, localizada na Serra do Amolar, uma das regiões de maior beleza cênica e biodiversidade dentro do bioma Pantanal. O livro traz na íntegra os resultados obtidos nas campanhas de 2010 e 2011.

Garantir o empenho nos esforços de conservação desta valiosa região do Pantanal é o compromisso da parceria IHP – MMX e que pode ser traduzido nas páginas da valiosa obra. “Mais de um sábio, ao longo da história, notou que uma das medidas da civilização de uma sociedade ou de indivíduos é a forma como trata a Natureza. A iniciativa de MMX caminha no rumo certo”, conclui Fábio Olmos.

Ficha Técnica – Descobrindo o Paraíso – Aspectos Biológicos da Reserva Particular do Patrimônio Natural Engenheiro Eliezer Batista – RPPN EEB/Pantanal Sul. Organizadores: Ângelo P.C.Rabelo, Viviane F. Moreira, Alessandra Bertassoni, Camila Aoki. Revisor técnico: Fábio Olmos. (Assessoria de Imprensa IHP)

Equipe do Instituto Homem Pantaneiro trabalhou nas pesquisas na Serra do Amolar (Foto: Divulgação)

 

Por: Da Redação