Ícone do site Pérola News

IFMS e Marinha discutem parcerias no município de Ladário

A oficina de carpintaria funciona em um prédio de 1875 (Foto: IFMS)

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Marcus Aurélius Stier Serpe, e os pró-reitores da instituição visitaram a Base Fluvial de Ladário, pertencente ao 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil. O município faz divisa com Corumbá, onde o IFMS possui um câmpus em funcionamento. Os dirigentes estiveram no local nessa terça-feira, 18.

Comandante da Base Fluvial recebe gestores do IFMS (Foto: IFMS)

As duas instituições iniciaram as discussões para firmar um acordo de cooperação técnica. “Precisamos qualificar a mão de obra para oferecer serviços de mais qualidade. Essa qualificação seria inclusive para os militares temporários que, depois de oito anos, podem sair daqui com uma profissão”, relatou o Capitão-de-Mar-e-Guerra Rubem Ribeiro Veloso, que recebeu o grupo.

“A visita foi uma aproximação importante entre o Instituto Federal, que executa programas e ações do Ministério da Educação, e o Ministério da Defesa. A Marinha de Ladário apresentou uma demanda e o IFMS tem todas as condições de oferecer qualificação profissional e tecnológica a esse público”, avaliou o reitor do IFMS.

Serpe estava acompanhado pelos pró-reitores Marcelina Teruko Fuji Maschio (Ensino e Pós-Graduação), Luiz Simão Staszczak (Pesquisa e Inovação), Carla Burdzinski (Extensão e Relações Institucionais) e Ivan Ferreira Domingues (Administração), e pelo diretor-geral do Câmpus Corumbá do IFMS, Rafael Mendonça dos Santos.

Visita

O Capitão apresentou a estrutura e as atividades desenvolvidas pela Base Fluvial. O reitor do IFMS relatou o histórico da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e da implantação do Instituto no Estado. O diretor-geral do Câmpus Corumbá falou sobre os cursos e programas oferecidos pela instituição no município.

Os gestores do IFMS também visitaram as instalações da Marinha. O Comandante da Base Fluvial levou o grupo para conhecer a área onde é feita a manutenção de embarcações, a estação de tratamento de água, o centro de defesa ambiental e as oficinas de máquinas e de carpintaria, essa instalada em um prédio construído em 1875.

Outras possibilidades de parceria também foram discutidas durante o encontro. “Vejo a Marinha do Brasil como um excelente parceiro no sentido de oferecer estágio aos alunos do IFMS. Em cada posto de estágio é possível atender até seis estudantes”, comentou o diretor-geral do Câmpus Corumbá.

A Base Fluvial de Ladário desenvolve atividades de manutenção em mecânica, estruturas navais, eletricidade, eletrônica, motores e refrigeração, entre outras. As oficinas, caso seja celebrado um convênio com o IFMS, estariam disponíveis para as aulas práticas de cursos profissionalizantes em diversas áreas.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile