Ladário

I Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizado em Ladário

jjjjj

 

I Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Ladário

O I Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizado na sexta-feira, 19 de junho, na sede do Lions Clube de Ladário pela Secretaria de Assistência Social e contou com apresentações culturais, palestras, além de eleição e escolha dos delegados que representarão o município na IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em setembro deste ano.

Com o tema “Os Desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”, o fórum tem como objetivo discutir e analisar questões sobre gênero, raça e etnia, diversidade sexual e geracional, bem como criar diretrizes de funcionamento para órgãos gestores e aprofundamento nas discussões do papel das Entidades, Conselho e Órgãos Gestores, além de promover ações articuladas e cobrar as responsabilidades para a promoção de acessibilidade plena das pessoas com deficiência.

“Discutir politicas públicas voltadas as pessoas com deficiência de todos os tipos, esse é a nossa intenção. Queremos mostrar que as pessoas tem o mesmo direito, mas algumas não têm condições de exigi-lo, e por isso que esse Fórum foi elaborado, para que haja a inclusão real, pois não basta estar ao nosso redor, as pessoas com deficiência precisam usufruir o direito de cidadão”, comentou a Secretária de Assistência Social, Jane Contu.

Separados em três eixos, as discussões questionadas pelos participantes foram sobre o Gênero, Raça e Etnia, Diversidade Sexual e Geracional; Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social; A Interação entre os poderes e os entes federados. “Este evento é importante para que nós pessoas com deficiência, possamos através dele, almejar algo melhor para o nosso futuro”, comentou Maurício Paris Rodrigues.

O evento contou com uma apresentação cultural cheia de simbolismo e significados, a fim de atrair o público ao pensamento reflexivo. Durvalino Leite da Silva é uma pessoa com deficiência e em sua apresentação, trouxe a plateia três canções valiosas para ele, são elas: Cadeira de Rodas; Caminho Eu; e por fim Chalana. “Eu escolhi esse repertório, pois retrata a minha vida inteira, a primeira me lembra das dificuldades que passei quando era criança, de todo o preconceito e de como o mundo hoje está diferente, modernizado, mas ainda sim necessita de um olhar mais carinhoso com as pessoas com deficiência. Já a segunda e a terceira música retratam a região em que vivemos e com elas resolvi fazer uma homenagem”, disse emocionado.

A palestra apresentada pela Professora de psicologia da UFMS, Cláudia Elizabeth Mondini, trouxe para os participantes uns dos pontos altos do evento, a discussão sobre a inclusão social das pessoas com deficiência, politicas públicas e direitos humanos.

Outro assunto abordado durante o Fórum foi o Beneficio de Prestação Continuada, em Ladário são atualmente 96 pessoas cadastradas, mas somente 60 recebem o beneficio que possibilita uma transferência de renda para a pessoa, os outros 46 cadastros não foram autorizados, pois ainda faltam laudos médicos que comprovem a deficiência. Este é um programa do Governo Federal trabalhado em Ladário por meio das Secretarias de Assistência Social e Saúde. “Vamos continuar insistindo em ações e propostas que venham auxiliar a permanência das crianças nas escolas, com o intuito de continuar a gerar melhor qualidade de vida para cada uma delas”, enfatizou Jane Contu. (Assessoria de Imprensa PML)

 

Por: Da Redação