CorumbáLadário

I FLIPAN acontece de 10 a 15 de outubro em Corumbá e Ladário

 

O I Festival Literário do Pantanal (I FLIPAN) é um evento alternativo organizado pelo Grupo Alec (Academia de Literatura e Estudos de Corumbá), através do Projeto Passa na Praça/Que a Arte te Abraça, e visa mostrar ao povo o potencial literário dos corumbaenses e ladarenses e outros, que por venturar possam aderir á idéia, como é o caso do poeta e repentista baiano, Pedro Cezar, líder da Associação Poetas na Praça, que estará se apresentando aqui na região.

As palestras serão desenvolvidas na parte da manhã e no período da tarde, no auditório da Escola Estadual JGP (Júlia Gonçalves Passarinho). A abertura oficial será no dia 11 de outubro, às 19 horas, no auditório da Associação Comercial, com lançamento do livro “Célebre” do poeta Pedro Cezar.

Nos dias 11 e 12 de outubro, será a vez de Ladário, com o lançamento do livro “Poetas na Praça”, que será acompanhado de um show recital no Coreto da Avenida 14 de Março. Estão previstas as participações nos debates culturais as entidades: Conselho Municipal de Cultura; Instituto da Mulher Negra; Grupo Argos; representante do Paraguai, professor Dionisio Maldonado; representante da Bolívia; e performances artísticas como a das Irmãs Salinas e Marcelino Filho.

Já no dia 13, à noite, o grupo Poetas na Praça estará se apresentando na Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva. Em todas as palestras as Escolas urbanas e rurais de Corumbá e de Ladário serão homenageadas. O I Festival Literário do Pantanal será encerrado no dia 15.

 

A organização do evento expedirá um certificado de participação aos interessados que solicitarem. As inscrições serão feitas no local das palestras. Na oportunidade, alguns livros dos autores locais estarão à venda. (Com informações de Benedito C. G. Lima)

Poeta Pedro Cezar

Em 1982, lançou seu primeiro livro em praça pública, participante de recitais dos Poetas na Praça, logo foi convidado para ir a Feira Brasileira de Cultura em São Paulo, fazendo recital e autografando exemplares do livro ÀS PRESSAS. Logo depois, intensificou o trabalho iniciando assim várias participações em Festivais e Encontros Culturais pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Em sua primeira viagem internacional, julho de 1985, para Buenos Aires, foi convidado a lançar o livro MANIFESTO PELA PAZ, além de fazer palestras sobre Os Poeta na Libertação dos Povos. Neste mesmo ano representou o Brasil no XII Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que foi realizado em Moscou, fazendo recital e lançando o livro VIDA, no Parque GORKI. Em Genebra, Suíça, no Teatro LUSINE lançou o livro POEMAS EM MOSCOU, fazendo recital experimental com um fundo de berimbau. Participando ainda da MANIFESTAÇÃO DO DIA 1º DE MAIO, na Praça NUEVA, declamando no ato pela libertação de Mandela. E, em CHAMONIX NOS ALPES SUÍÇOS, fez palestra declamando em favor de extinção de armas nucleares. A primeira vez que esteve na França foi para o Xº Salão do Livro, no GRANDE PALÁCIO DE PARIS. Lá, também, foi lançado o livro POEMAS EM MOSCOU. Participou de um Repping no AEROPORTO HEATHRAW EM LONDRES. Retornando a Paris, foi convidado pelos AMIGOS DA TERRA, para recitar na praça CHAM DEMARS, celebrando o Dia da Terra, no dia 22 de abril. Em Maio de 2010, na Argentina, publica o livro CELEBRE em Espanhol, lançando em Buenos Aires e José C. Paz. Já em seu XIº livro no Brasil, continua nas cidades desenvolvendo o que sabe mais fazer: recitar, palestrar e lançar livros.

 

Por: Da Redação