CorumbáLadário

Helô Urt é homenageada nos 187 anos de independência da Bolívia

Homenagem a Helô Urt nos 187 anos de independência da Bolívia

 

Homenagem a Helô Urt nos 187 anos de independência da Bolívia

A ex diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Helena da Costa Urt, foi homenageada nesta segunda-feira, 06 de agosto, durante a comemoração dos 187 anos de independência da Bolívia. “Ela será nossa eterna madrinha na luta pela integração e dignidade do ser humano. Heloísa sempre apoiou e incentivou a cultura boliviana, integrando e defendendo nossas tradições às manifestações culturais da região”, afirmou o cônsul da Bolívia em Corumbá, Juan Carlos Mérida.

Ele e a artista plástica Marlene Mourão, popularmente conhecida como Peninha, companheira de luta de Heloísa Urt durante décadas, depositaram flores sob a imagem de Helô, apelido carinhoso da ativista cultural falecida no dia 23 de novembro de 2011. A solenidade foi realizada no Jardim da Independência e contou com a presença de autoridades civis, militares, políticas e eclesiásticas dos dois países. O secretário de Relações Institucionais, Lamartine de Figueiredo Costa, representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira no evento.

O secretário municipal de Educação, Hélio de Lima; a secretária de Saúde, Antonieta Sabatel; o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Pedro Paulo Marinho de Barros; a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Luciene Deová; e o superintendente de Cultura de Corumbá, José Antônio Garcia, o Tanabi, também prestigiaram a cerimônia, que além da homenagem, trouxe um pouco da cultura boliviana para o Brasil.

A banda de música Fabulosa Murillo, de Santa Cruz de La Sierra, executou o hino nacional da Bolívia e ditou o ritmo da apresentação da Morenada, dança encenada pelo grupo 6 de Agosto. Integrantes da Associação dos Feirantes da Brasbol e da Associação 2 de Mayo desfilaram pela praça. “Queremos com tudo isso agradecer ao povo de Corumbá e Ladário por todo o afeto e apoio dado a nós bolivianos”, continuou Juan Mérida.

“Também queremos externar nossos agradecimentos aos prefeitos das duas cidades pela parceria, amizade e ações em prol da nossa comunidade, do nosso povo. Hoje Corumbá e Ladário mantém laços muitos fortes com nosso País. Por isso, em nome de todos os bolivianos, deixo nosso muito obrigado”, completou o cônsul. Lamartine Costa, o contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo, comandante do 6º Distrito naval, e o vereador de Ladário, Mauro Botelho, receberam medalhas em agradecimento pelo apoio dado às autoridades bolivianas.

 

Por: Da Redação