Ícone do site Pérola News

Grupo Votorantim apresenta empreendimento Mina Laginha em Ladário

Audiência Pública lotou o Lions Clube de Ladário
Prefeito reeleito pelo PT, José Antonio Assad e Faria

A Cimento Itaú, empresa do grupo Votorantim, realizou na sexta-feira (23), uma audiência pública no Lions Clube de Ladário para apresentar o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), referente ao empreendimento Votorantim Cimentos na Mina Laginha, localizado no município, para as seguintes atividades: extração e beneficiamento de calcário, para fabricação de cimento, extração e beneficiamento de agregados para obtenção de brita para construção civil e revestimento de vias no município, para análise de licença prévia que se encontra em processo de licenciamento ambiental, previsto na Resolução CONAMA n. 09/87, na Resolução SEMA-MS n. 04/89 e na Portaria 142/2010.

Na cerimônia de abertura, o prefeito José Antonio (PT) destacou a importância do empreendimento na Mina Laginha, “o Grupo Votorantim trará diretamente e indiretamente geração de renda e emprego. Atualmente a mineração é um setor de profunda importância para o nosso município, pois além do que já representa para a economia local através da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CEFEM), tem potencial de crescimento e se deve ao fato de que a região pantaneira possui importante depósito mineral”.

Já o secretário Jorge José Pinto de Castro, em entrevista ao Pérola News, demonstrou sua preocupação com relação a responsabilidade social do Grupo Votorantim, “sabemos que já é repassado ao município de Ladário a CEFEM, referente a exploração de calcário na Mina Laginha, porém esse repasse é obrigatório e legal, sendo reconhecido e fiscalizado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Entretanto, precisamos que o Grupo Votorantim esteja mais presente na cidade com ações de cunho social, que contribuam com o desenvolvimento da cidade”.

Secretário "De Castro" ao lado do radialista "Pepe", do secretário Cleber Coleone e do professor Waltencyr Teixeira, questionando a responsabilidade social do Grupo Votorantim em Ladário

Durante a audiência, a população teve a oportunidade de conhecer os investimentos que serão feitos para extração do calcário, sendo apresentado por técnicos o plano de extração e beneficiamento do calcário, observando o impacto ambiental, como também as ações que serão desenvolvidas dentro da comunidade local, entre elas, o revestimento de vias no município.

Ao final da audiência foram recolhidas opiniões, críticas e sugestões, de segmentos da população interessada na implantação do empreendimento, a fim de subsidiar a decisão quanto ao seu licenciamento ambiental.

 

Por: Douglas Assad Arruda

Sair da versão mobile