No dia 08 de julho, foi realizada nas dependências da Casa do Marinheiro de Ladário (CAMALA), a Cerimônia de Encerramento dos Cursos Profissionalizantes do Projeto Soldado Cidadão.
Anualmente, o Serviço Militar Obrigatório convoca cerca de 120 jovens na faixa etária de 18 anos para cumprirem, no período de um ano, o recrutamento. Após este recrutamento, os militares são indicados a cursar o Projeto Soldado Cidadão, que tem a missão de qualificar profissionalmente os Marinheiros-Recrutas (MN-RC) que prestam o Serviço Militar Inicial, complementando sua formação cívica-cidadã e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho, após o período obrigatório junto às Forças Armadas.
No âmbito do Comando do 6º Distrito Naval, o Projeto Soldado Cidadão funciona desde o ano de 2008, por meio de uma parceria entre o SENAI de Corumbá e a Marinha do Brasil. Cerca 1.023 jovens já foram beneficiados pelo Projeto, que oferece cursos conforme a demanda do mercado de trabalho regional.
Neste primeiro semestre foram oferecidos os seguintes cursos aos 63 Marinheiros – Recrutas: Assistente de Controle de Qualidade, Assistente de Recursos Humanos e Assistente Administrativo.
Para o MN-RC Igor Pereira de Amorim, que se formou no curso de Recursos Humanos, “os cursos oferecidos gratuitamente pelo SENAI contribuem cada vez mais para o aprimoramento de técnicas e noções trabalhistas. Levarei este conhecimento para futuras oportunidades que poderão surgir no decorrer da minha vida”.
Por: Da Redação