Ícone do site Pérola News

Embrapa entra no terceiro dia de greve e recebe apoio da Câmara de Ladário

Trabalhadores da Embrapa Pantanal no plenário da Câmara de Ladário

Ontem (29), os trabalhadores da Embrapa Pantanal, após assembléia inicial em frente a sede da Empresa, se dirigiram a Câmara de Vereadores de Ladário, onde na última sessão legislativa do semestre foi aprovada uma moção de apoio ao movimento dos trabalhadores da Embrapa. A moção é de autoria do presidente da Câmara, vereador Mauro Botelho (PR) e foi aprovada por unanimidade pelos demais pares.

Vereador Maurinho apresentou moção de apoio aos trabalhadores da Embrapa Pantanal

Todos vereadores se manifestaram na tribuna para ressaltar a importância do trabalho da Embrapa para o desenvolvimento da região e especialmente para o município de Ladário.

Os vereadores Munir (PMDB) e Neninho (PMDB) aproveitaram a ocasião para solicitar o apoio da Embrapa na elaboração de um parecer sobre a legislação que recentemente aumentou o tamanho mínimo de captura das iscas de caranguejo de 3 para 5 cm e o da tuvira para 20 cm.

Segundo os vereadores, a medida vai causar sérios problemas para os ribeirinhos do município que vivem da captura de iscas para a pesca esportiva. A medida foi suspensa por 30 dias até a apresentação de estudos que confirmem ou não a base científica da medida para a preservação dos estoques das espécies, e assim os vereadores solicitaram um parecer à Embrapa. O Comando de greve ficou de encaminhar a demanda à Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pantanal, para que esta de o andamento adequado à solicitação.

Na parte da tarde, os funcionários se dividiram em diversos grupos para conseguir apoios políticos de autoridades, clientes e representantes dos movimentos sociais em apoio às reivindicações.

Os funcionários das unidades da Embrapa de Brasília pela manhã distribuíram 12 toneladas de frutas no piso superior do cruzamento dos eixos principais de Brasília e a seguir foram em passeata para uma manifestação em frente do Ministério da Agricultura. Á tarde foi feita uma vigília dos funcionários em frente à sede da Embrapa, onde estava sendo realizada nova rodada de negociação entre as comissões da Embrapa e o Sinpaf.

Nesta quinta feira (30), os trabalhadores da Embrapa Pantanal se reunirão em frente à sede da unidade de depois um grupo de trabalhadores se dirigirá ao hemocentro de Corumbá, para fazer doação desangue, enquanto os demais permanecerão em vigília aguardando as informações de uma possível contraproposta da Embrapa, que será avaliada em Assembléia, e caso atenda as reivindicações da categoria poderá levar ao encerramento da greve. Caso contrário, a greve continuará com novas atividades a serem definidas na assembléia. (Comando de Greve da Seção Sindical Pantanal)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile