EstadoLadário

Governo entrega nesta quarta-feira kits de instrumentos musicais a 10 municípios

 

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) entrega nesta quarta-feira (29), kits de instrumentos a corporações musicais de dez municípios, em solenidade que acontece às 11 horas no auditório da Governadoria, com a presença do governador André Puccinelli.

A iniciativa, que integra o Programa de Fomento a Bandas e Fanfarras de MS beneficia os municípios sul-mato-grossenses com recursos da ordem de R$ 200.000,00 oriundos do Ministério da Cultura (MinC), repassados ao Estado de MS através de sua Fundação de Cultura. Serão contemplados as cidades de Dois Irmãos do Buriti, Aparecida do Taboado, Rio negro, Paranaíba, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Ponta Porã, Ladário, Campo Grande e Guia Lopes da Laguna.

O objetivo é fortalecer as corporações não apenas como expressão musical brasileira, mas também como agentes culturais que proporcionam formação, capacitação e inclusão social especialmente para a população jovem. A entrega desses instrumentos representa um grande impulso à cultura das bandas marciais no Estado, a aproximação da população de um repertório musical variado de cunho nacional, internacional, popular e erudito além da promoção de atividades ocupacionais de caráter artístico para centenas de crianças e adolescentes.

“Muitas vidas vêm sendo transformadas em Mato Grosso do Sul por meio desse projeto que aumenta a auto-estima, a sociabilidade e a perspectiva profissional dos nossos jovens”, afirma o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Américo Calheiros. Ainda segundo ele, contabilizando as edições anteriores da iniciativa, já foram doados 873 instrumentos a 83 entidades beneficiadas. Com esta entrega de 220 instrumentos, o Programa de Fomento a Bandas e Fanfarras de MS atinge o número de 1067 instrumentos entregues à comunidade sul-mato-grossense. Além disso, no Estado acontecem anualmente seis circuitos de Bandas e Fanfarras que também contribuem com o desenvolvimento da cultura musical estadual.

 

Por: Da Redação