Ladário

Governo empossa amanhã novos diretores das escolas estaduais de Ladário

 

A secretária de Estado de Educação e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, realiza amanhã (1º) a sessão solene de posse dos eleitos para a diretoria das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino triênio 2012/2014, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, às 9h30.

Dentre os diretores que serão empossados na noite desta sexta-feira (02) estão os candidatos eleitos no município de Ladário, Elizabeth Silva (diretora), Antônio Torres (diretor-adjunto), ambos da Escola Estadual Leme do Prado e Marta Cavalcante (diretora) da Escola Estadual 2 de Setembro.

Cada uma das 362 unidades escolares da Rede Estadual possui um diretor. Nas escolas que funcionam nos três períodos e possuem mais de 900 estudantes matriculados e frequentes há também um adjunto. Estes dois profissionais são responsáveis pela articulação do processo educacional, pelo gerenciamento da rotina de procedimentos e instrumentos de gestão pedagógica, administrativa e financeira.

A Secretaria de Estado de Educação (SED) conta hoje com banco de dados com 1.436 aptos a participarem do processo eletivo para os cargos de diretor e adjunto. A escolha destes profissionais é efetivada por meio de eleição, realizada a cada três anos, permitida reeleição conforme previsto no artigo 6º, do decreto nº 12.500, de 24 de janeiro de 2008. O processo de eleição é precedido por seleção interna nas escolas, capacitação com uma carga horária de 40 horas com exigência de 100% de frequência e avaliação de competências básicas.

Para as eleições deste ano, que aconteceram em 6 de outubro, concorreram servidores da educação básica do quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED), com formação superior na área da educação e que tenham cumprido estágio probatório.

A SED capacitou os candidatos ao cargo de gestor escolar com os temas pertinentes ao trabalho do dirigente escolar como gestão de pessoas, desenvolvimento do Plano Político Pedagógico, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), recursos estratégicos e Regimento Interno Escolar.

 

Por: Da Redação