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Governo do Estado vai reativar o Porto de Ladário até 2013

O terminal, hoje desativado, está sob o gerenciamento da Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai)

Nos passos do crescimento econômico, Mato Grosso do Sul vai contar com dois novos portos em funcionamento até o fim de 2013, de acordo com expectativa do Governo Estadual. A meta é ativar o porto de Ladário e reativar a unidade de Porto Murtinho, fora de funcionamento por problemas judiciais, buscando diminuir a dependência do Estado no transporte rodoviário.

O processo mais adiantado é em Ladário, onde já existe a estrutura portuária de responsabilidade da União, restando problemas burocráticos. “O entrave é que o porto não está incluído no Sistema Nacional de Viação. Já pedimos a regularização e também a delegação dele para o Estado”, explicou Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, secretário de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac). O Governo deseja ser incumbido da administração do porto.

O terminal em Ladário pertence ao Ministério dos Transportes e atualmente está sob a responsabilidade da Ahipar (Administração da Hidrovia Do Paraguai). Foi desativado nos anos 90, quando perdeu o serviço de alfandegagem, embora se constitua em um dos portos estratégicos para escoamento da produção de Mato Grosso (soja), minério de Corumbá e matéria prima da Bolívia (óleo de soja e minério).

Setor privado

O governo, segundo o secretário Menezes, pretende colocar o porto em funcionamento no início de 2013 e para isso já pediu a sua cessão ao Ministério dos Transportes, além de sua reinclusão no Sistema Nacional de Viação. Após essa regularização, o Estado vai realizar estudos técnicos econômicos e ambientais e, depois, licitar sua concessão à iniciativa privada.

Com um armazém convencional para armazenagem de sacaria com capacidade estática de quatro mil toneladas, o porto possui ainda correias transportadas, hoje sucateadas, com capacidade nominal de 60 toneladas/hora, para movimento de graneis sólidos (minério), além de um pátio para estocagem de minério com suporte de 40 mil toneladas. Hoje funciona no local apenas um curral.

Vale

Em anos anteriores já houve tentativa de reativar o porto, mas os projetos ficaram no papel. Em 2012, a Vale manifestou interesse em tocar o terminal para solucionar suas deficiências portuárias de transporte pela hidrovia. Quanto ao porto de Murtinho, o secretário informou que a reativação será mais demorada por problemas legais. Existem ações judiciais e o terminal exige mais investimentos. (Sivio Andrade)

 

Por: Da Redação

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