Ladário

Ginástica Laboral Proporciona mais saúde aos servidores ladarenses

O projeto foi criado pelo Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF)

 

O projeto foi criado pelo Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF)

Atualmente não se discute saúde no ambiente de trabalho sem necessariamente falar de ginástica laboral, e pensando nisso, o Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF), criou um projeto que levará a todas Unidades Básicas de Saúde, essa técnica, que além de estimular a prática da atividade física no trabalho, melhora as relações interpessoais, ajuda a oxigenar os tendões e ativa a circulação.

“A ginástica laboral é uma atividade físico funcional, que trás beneficio tanto para o funcionário quanto para o empregador. A rotina de trabalho associada a uma postura inadequada e movimentos repetitivos, acarreta ao funcionário uma tensão no corpo, resultando em baixa produtividade, e às vezes até mesmo um acidente de trabalho. Então a ginástica vem para promoção, prevenção e recuperação da saúde do empregado”, disse a fisioterapeuta no NASF, Priscila Ribeiro de Souza que ainda comentou sobre quais exercícios serão realizados junto com as equipes de cada ESF, “nós iremos fazer um alongamento e fortalecimento dos membros inferiores, e um alongamento e relaxamento dos membros superiores com o intuito de melhorar a condição física deles”, completou.

Para o agente comunitário Célio Roberto Arruda Silva, a prática cotidiana da ginástica laboral trará melhorias à saúde e, consequentemente, à produtividade, “Esse novo projeto foi aceito por todos nós com bons olhos, porque além de cuidar da nossa saúde, podemos passar alguns minutos junto aos nossos colegas que diariamente não vemos, já que temos rotinas diferentes”.

A ginástica laboral é executada sempre no início da jornada de trabalho do funcionário, tem duração de 5 a 15 minutos, e será feita três vezes por semana todos os meses. A aula inaugural aconteceu na tarde desta quarta-feira (1), com os funcionários da Estratégia de Saúde da Família Érico Valle.

 

Por: Da Redação