CorumbáLadário

GGIFron divulga balanço final da Operação “Simultânea” em Ladário e Corumbá

 

Operação teve balanço positivo (Foto: Erik Silva)

Foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 22 de julho, o balanço final da operação ‘Simultânea”, deflagrada em Corumbá e Ladário, através da união das forças de segurança pública. A ação foi desencadeada em cinco pólos de regiões de fronteiras simultaneamente, e teve como objetivo a repressão de crimes, cumprimento de mandados de busca e ainda coibir a eventual entrada de ilícitos pelas fronteiras por criminosos que venham se aproveitar do aumento no tráfego nestas regiões devido a realização da Jornada Mundial da Juventude.

Participaram da operação homens do Exército, Marinha, Polícia Militar e Ambiental, DOF, PRF, PF, PMA e Polícia Civil. Em Corumbá 50 agentes da Polícia Civil realizaram o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão em 18 locais apontados por um levantamento realizado pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF), como sendo de tráfico de drogas.

Aproximadamente 10 quilos de maconha estava enterrada na área externa da casa (Foto: Erik Silva)
Uma arma calibre 38, dinheiro e cartões de benefícios estavam em um comércio no município de Ladário (Foto: Erik Silva)

No sábado pela manhã quatro prisões em flagrante foram feitas em Corumbá e Ladário, sendo que três delas por tráfico e uma por porte ilegal de armas. O delegado regional da Policia Civil Evandro Corredato, analisou a operação como positiva onde se conseguiram efetuar além das prisões em flagrante, a apreensão de drogas e uma arma. A apreensão mais relevante foi a de 10 quilos de maconha que estavam escondidas, enterradas dentro do terreno de uma casa.

Nesta apreensão a mulher de um traficante que já se encontra detido pelo crime de tráfico de drogas, foi presa acusada de dar continuidade à atividade criminosa desenvolvida por seu companheiro. A delegada Paula Ribeiro, destacou a importância dessas prisões no município que, segundo ela, pela proximidade da fronteira com a Bolívia tem um tipo característico de tráfico de drogas muito difícil de ser combatido.

Ainda nesta operação a Policia Civil apreendeu em Ladário uma arma de fogo, uma quantia em dinheiro e cinco veículos de um proprietário que será investigado por enriquecimento ilícito, haja vista que o local é apontado em investigações como sendo um ponto de venda de drogas.

A Policia Militar também participou das ações e na noite de sábado desencadeou uma seqüência de blitz no intuito de coibir crimes de trânsito, cumprir eventuais mandados de prisões e ainda combater a poluição sonora oriundos de veículos com equipamentos potentes de emissão sonora.

Segundo informações dadas pelo Major Lacerda, nesta operação foram abordados mais de 100 veículos, aplicadas 45 multas por infrações diversas, apreendidas dez motocicletas, seis veículos (três deles por poluição sonora), e ainda o cumprimento de uma ordem de prisão ocorrida em Ládario no local conhecido como Big Brother.

O General de Brigada Pedro Paulo de Mello Braga disse que o exército deu apoio, empregando cerca de 275 homens do exército em postos de fiscalizações instalados no Posto Esdras e Lampião acesso. A fiscalização ocorreu no controle transeunte de carros de passeios e ônibus, muitos deles de peregrinos que seguiam para o Rio de Janeiro onde participaram da Jornada Mundial da Juventude.

O objetivo é dar continuidade ao sucesso das operações deflagradas no município com a formação deste cinturão de fiscalização garantindo assim a tranqüilidade das pessoas de bem assim como a sua segurança.

Segundo as informações prestadas a Policia Federal continua até o dia 1º com as abordagens aos veículos que cruzem as fronteiras do país. (Capital do Pantanal)

 

Por: Da Redação