Com o intuito de reforçar o acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência, tendo como foco os beneficiários do BPC – Beneficio de Prestação Continuada da Assistência Social, até 18 anos, o grupo gestor do município realizou na tarde desta quarta-feira, 28 de janeiro, um encontro para discutir e apresentar o Plano de Ação a ser conduzido em 2015.
Participaram do encontro o Secretário da Assistência Social Alexandre de Ramos Ohara, Gerente de Assistência a Saúde, Elis Rosangela Ribas Flor, representando o Secretário de Saúde Cleber Colleone e a Gerente de Programas e Projetos da Educação Silvana de Araújo, que representou a Secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos.
O programa BPC na Escola foi criado por meio da Portaria Normativa Interministerial nº 18, de 24 de abril de 2017, tendo como principal diretriz a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência beneficiarias do programa, garantindo acesso e permanência na escola, por meio de ações articuladas na área de saúde, educação, assistência social e direitos humanos.
“Esse encontro serviu para apresentarmos não apenas as ações como também as informações já coletadas pelos gestores em relação às problemáticas que serão trabalhadas este ano. Isso é um trabalho que visualizou as dificuldades de pessoas com deficiência em estar inseridas dentro da escola. Isso é muito importante, pois ajuda e permiti uma melhor qualidade de vida”, explicou o Alexandre Ohara.
Ainda, o programa possibilita a discussão sobre as barreiras sociais existentes e não reconhecidas em relação às pessoas com deficiência e construir alternativas para avançar na concepção e na implantação de um ambiente social mais inclusivo, que favoreça não só os beneficiários do BPC, mas todos os cidadãos.
O BPC é um programa do Governo Federal em parceria com os municípios e atende hoje, em Ladário, aproximadamente 60 alunos matriculados na rede de ensino desta cidade. Deste total, conforme os gestores, 35 necessitam ser inserido na Rede de Ensino, sendo que o trabalho já começou a ser feito junto aos beneficiários.
Por: Da Redação