Ladário

Fundação de Cultura reúne cururueiros de Ladário e planeja ações para preservação da cultura local

Cururueiros de Ladário recebem apoio da Fundação de Cultura e preparam apresentação para Ação Cidadania, do SESI (Foto: Divulgação)

 

Os artistas ladaresenses que já realizam apresentações culturais junto aos cururueiros de Corumbá, agora formam um grupo de cinco homens que irão representar a cidade de Ladário. O senhor José Cabral, mais conhecido como Zé pretinho (confeccionador da viola de cocho e tocador de cururu), João Damásio Pinho (confeccionador do ganzá e tocador de cururu) e Sebastião Souza Brandão (confeccionador da viola de cocho e tocador de cururu), tomam a frente do grupo que ainda conta com a participação do senhor Vitalino e Gilson da Codrasa.

De acordo com a presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues, o grupo irá realizar ensaios para as apresentações no prédio da Fundação de Cultura, que serão abertos para o público. “Nós colocamos a nossa sede à disposição do grupo para os ensaios que serão abertos ao público. O objetivo é divulgar a cultura de Ladário, através dos cururueiros ladarenses, buscando despertar o interesse de novos artistas” afirma. Segundo a Presidente, a Fundação de Cultura vem prestando consultoria aos produtores culturais e artistas locais para que eles possam elaborar projetos que visem a captação de recursos para seus trabalhos”.

Cururueiros de Ladário recebem apoio da Fundação de Cultura e preparam apresentação para Ação Cidadania, do SESI (Foto: Divulgação)

Todos os cinco cururueiros ladarenses garantem disposição para participação nos ensaios e das apresentações.

O senhor João Damásio reclamou sobre o desinteresse das pessoas em aprender a arte, “eu fico triste ao saber que as pessoas não se interessam e na maioria das vezes não sabem nem o que é o cururu o siriri, que é algo tão tradicional na nossa região, ainda do tempo que fazíamos parte do estado de Mato Grosso”, afirma o cururueiro, que mesmo com esse ponto negativo, comemora a iniciativa da Fundação de Cultura em divulgar o trabalho do grupo.

De acordo com Sebastião, o interesse da Fundação pela cultura da viola de cocho é de extrema importância para o grupo, “com o apoio podemos chegar mais longe e também ensinar crianças e quem mais estiver interessado em aprender a tocar. Assim podemos dar continuidade a nossa cultura tão rica do pantanal. De repente, com as nossas apresentações e nossos ensaios abertos, nós iremos aos pouquinhos conseguindo despertar o interesse dos jovens”.

A primeira apresentação do grupo já está confirmada para o dia 18 de maio, e ocorrerá durante a Ação Cidadania do SESI a ser realizada na praça do Sesi em Corumbá a partir das 7h30min da manhã. (Assessoria de Imprensa PML)

 

Por: Da Redação