Ladário

Fundação de Cultura de Ladário recebe visita técnica do Arquivo Público Estadual

O município através da Fundação de Cultura tem trabalhado intensamente no resgate e na preservação histórica da cidade, que é detentora de uma história muito rica para o Estado

 

A Fundação Municipal de Cultura de Ladário recebeu, na tarde dessa quarta-feira (08), a visita técnica do Arquivo Público Estadual. O encontro aconteceu na sala da Diretora-presidente da Fundação, Wanessa Rodrigues, e contou com a participação da Coordenadora do Arquivo Público Estadual, Lira Dequech; da historiadora do Arquivo Público Estadual, Aurea Coeli; da Presidente do Conselho de Cultura do município, Simone Goes; da Conselheira Laura Danielle; e da equipe da Fundação de Cultura.

O município através da Fundação de Cultura tem trabalhado intensamente no resgate e na preservação histórica da cidade, que é detentora de uma história muito rica para o Estado

A visita técnica teve por objetivo apresentar informações sobre o formato do Arquivo Público, sua função, sua utilidade pública e, na oportunidade, incentivar a sua implementação no município ladarense. Trabalho, esse, que exige tempo e dedicação, tendo em vista que a função de um Arquivo Público é fazer a gestão documental do município e fazer a guarda desses documentos, ou seja, guardar a memória do desenvolvimento da cidade.

“Um Arquivo Público Municipal é de fundamental importância. Se tratando de Ladário, então, são 236 anos de história que queremos resgatar através de registros. A forma mais precisa de contar a história do município é através de documentos. É a maneira de você conhecer o passado, de saber o que aconteceu, como aconteceu, como se desenvolveu a sociedade, como se desenvolveu o município”, explicou a coordenadora do Arquivo Público Estadual, Lira Dequech.

Durante o encontro, Lira Dequech apresentou o trabalho que coordena na Capital do Estado. O Projeto “Inventário dos Acervos Documentais da história dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul”, proposto pelo Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul/ Fundação de Cultura de MS, em andamento desde 2013, que tem como razão principal garantir a preservação dos acervos documentais históricos, que permaneceram em no Mato Grosso do Sul após a divisão do Estado.

Na descrição do projeto, a explicação para sua realização se baseia no fato de que o que estava na Capital que na época era Cuiabá, por lá permaneceu. Outra razão é garantir a preservação dos documentos dos Municípios recentes. O projeto pretende abranger os documentos do Poder Executivo e Legislativo, com precedente para algum acervo particular que se tenha notícia e que seja importante na formação da história do Município ou Estado.

A visita técnica veio em boa hora, isso por que o município através da Fundação de Cultura tem trabalhado intensamente no resgate e na preservação histórica da cidade, que é detentora de uma história muito rica para o Estado. “O mapeamento desses documentos do Arquivo Público vem ao encontro de várias ações que temos realizado e do nosso projeto sobre a história de Ladário em busca da preservação da memória e patrimônio do município”, explicou Wanessa Rodrigues.

Quanto à utilidade pública, o Arquivo Público Municipal servirá como instrumento de pesquisa para estudantes, pesquisadores e interessados. “A população terá mais acesso à pesquisa sobre a história do município e, com isso, ajudará a salvaguardar sua história. Esse Arquivo é um instrumento muito importante de registro documental”, pontuou a historiadora Aurea Coeli. A princípio, a proposta está em fase de análise e elaboração para que seja uma iniciativa realmente bem implementada.

 

Por: Da Redação