Ladário

Mulheres pantaneiras são homenageadas através da Regata de Canoinhas

Além das vencedoras, todas as competidoras concorreram a brindes

 

Além das vencedoras, todas as competidoras concorreram a brindes

Mulheres pantaneiras, consideradas fortes e guerreiras, demonstraram toda a habilidade nas águas do Rio Paraguai, na manhã deste domingo, 16 de março, ao participarem da I Regata de Canoinhas, que reuniu 25 competidoras no evento coordenado pelas prefeituras de Ladário e Corumbá, em parceria com a Marinha do Brasil, onde, marcou o encerramento alusivo as comemorações a Semana da Mulher na região do Pantanal. Os prefeitos das duas cidades, José Antonio Assad e Faria e Paulo Duarte, participaram das atividades.

Com o percurso de mil metros, saindo do cais do Porto Geral em direção ao Farol Balduíno, fazendo o contorno até a Prainha do Porto Geral de Corumbá, nem mesmo o forte calor desanimou as competidoras acostumadas com as braçadas diariamente, por conta da pesca, onde surpreenderam o público e a torcida.

“Estou acostumada a fazer esse percurso, pesco desde meus nove anos. Porém, o trecho mais difícil foi o contorno do Farol, por causa da forte correnteza. As braçadas foram muitas. A torcida teve um papel importante, já que através dos gritos de incentivos a força vai ganhando mais proporção”, disse a competidora ladarense Joziana Lemos da Silva, moradora do Alta Floresta, que conseguiu a 4° Colocação na 2° Bateria.

A competição foi dividida em três baterias, sendo a primeira de 15 á 25 anos, que não conseguiram completar o percurso, a segunda com competidoras de 26 a 40 anos e a encerrando, a terceira bateria que contou com mulheres acima de 41 anos, momento o qual levantou a torcida por conta da disputa entre as competidoras.

Levando a melhor, a moradora da cidade de Corumbá Marilza de Lima (48) foi à vencedora da 3° bateria. “Mesmo com certa experiência foi cansativo. A correnteza estava muito forte o que acabou dificultando um pouco. Participo desses eventos há mais de 10 anos. Alguns dizem o porquê todos os anos em participar. A minha resposta é simples, demonstrar o nosso valor e também a força da mulher pantaneira”, indagou à vencedora.

Para o prefeito José Antonio Assad e Faria, a competição saudável entre as mulheres é um momento de descontração e demonstração dos valores femininos nas duas regiões. “Nada mais justo do que homenagear as mulheres das duas cidades, através de mulheres guerreiras, assim, como as pantaneiras. Além disso, colocamos em prática um esporte tão comum para elas, mostrando a importância dessa rica cultura conservada ainda em Ladário e Corumbá”, falou.

O Contra-almirante Edervaldo Teixeira afirmou mais uma vez a importância das parcerias entre a Marinha do Brasil e os dois municípios. “Sempre estamos a disposição para a realização de eventos com as duas cidades. Manter a política de integração é necessário e ainda mais nessa homenagem as mulheres do Pantanal. Nada mais justa essa lembrança”, destacou.

Participaram do evento a primeira dama e Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Saab Assad Faria a Superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres no município de Ladário, Creuza Elizabeth da Matta, o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jorge de Castro, assim, como autoridades da região e Militares da Marinha do Brasil.

 

Por: Da Redação