Ladário

Festa do Peixe e Festival de Pesca Infantil atrai grande público no Porto Ecológico de Ladário

 

Uma multidão prestigiou a tradicional Festa do Peixe, que aconteceu no último domingo, 11 de setembro, no Porto Ecológico de Ladário. Fazendo parte da programação dos 238 anos do município, o evento vem ganhando visibilidade a cada ano, proporcionando desta maneira, a divulgação da culinária da região.

Com pratos preparados à base de peixe, as 21 barracas, compostas por moradores de Ladário, fizeram sucesso junto ao público com pratos como: moqueca de peixe, posta de peixe, espetinho de filé de peixe, caldo de piranha, pastel de peixe, entre outras variedades.

Para o prefeito José Antonio Assad e Faria, a festa é uma oportunidade não apenas de mostrar o tão grande que é a tradição de um dos municípios pantaneiros, em realizar uma festa do peixe, como mostrar que a cidade vem ganhando essa visibilidade em atrativos para a população.

“A finalidade da Festa do Peixe é criar a consciência ecológica e a sustentabilidade do nosso peixe. É importante que a gente possa imaginar que todos têm direito ao pescado, mas é necessário que haja preservação para que possamos sempre tê-lo e daqui pra frente, sempre nos deliciarmos com esses pratos e também com as festividades dessa maravilhosa festa, que se torna mais um atrativo para a nossa cidade”, enfatizou José Antonio.

Entendendo o pedido do prefeito, antes da festa ter início, crianças e adolescentes, participaram do Festival de Pesca Infantil, atividade esta, que faz parte da programação do evento. Ao todo, se inscreveram aproximadamente 25 crianças, divididas em três categorias, de 07 a 09 anos, de 10 a 12 anos e 13 a 15 anos.

Às margens do rio Paraguai, após receberem todas as orientações, os participantes deram a largada para ver quem pescava o maior número de peixes.

Após 01h30 de prova, na categoria de 07 a 09 anos, o lugar mais alto do pódio ficou com Henzo Manoel de Souza Silva, que pescou um peixe.

Já na categoria de 10 a 12 anos, o troféu acabou ficando com Julio Cezar Ribeiro, com 05 exemplares capturados. Na bateria de 13 a 15 anos, quem acabou ficando em primeiro lugar, foi o adolescente André Luiz Horta, com 15 exemplares pescados, se tornado desta maneira, tricampeão do Festival de Pesca Infantil.

“Fico feliz, esse já o terceiro ano que participo e levo o troféu. O segredo é ser pantaneiro mesmo, a pesca está no sangue”, brincou o jovem André Luiz.

Na oportunidade, a turista Mary Montecinos, que veio da cidade de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, falou que soube da festa no hotel o qual estava hospedada, e quis conhecer o evento.

“Vim com a minha família, esposo, filhos e netos, soubemos da festa e resolvemos conhecer. Me encantei, pois não é todos os dias que podemos comer um prato à base de peixe às margens desse paraíso. Tudo está maravilhoso e perfeito. A organização, não existe tumulto para comprar as comidas, bebidas. Isso é muito bom, mostra toda a preocupação de fazer uma festa boa. Estamos impressionados. Esta tudo rico”, comentou a turista boliviana.

“Agora que sei, quero vir todas as vezes”, revelou Mary Montecinos.

Além de todas as variedades da praça da alimentação, o público da Festa do Peixe assistiu a shows com música ao vivo. A festa que teve início às 8h30 só foi finalizada às 16 horas. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação