Ladário

Festa de Santo Expedito reúne centenas de fiéis em Ladário

 

A comunidade de Santo Expedito, localizada no bairro Alta Floresta, em Ladário, realizou na noite do dia 19 de abril, a tradicional quermesse para comemorar a data do santo das causas impossíveis e urgentes. Além de barracas com comidas típicas da região, a festa foi marcada por uma bela missa celebrada pelo pároco do município, Celso Ricardo.

Padre Celso explicou esse imediatismo do santo, “ele é conhecido como o santo das causas urgentes. As pessoas pedem a graça para ele na esperança que ele resolva ‘hoje’, e isso é uma demostração de fé e devoção”.

O ex-prefeito dos ladarenses, José Antonio Assad e Faria, participou da comemoração. Vale ressaltar que na gestão do ex-prefeito foi criado o Turismo Religioso, que envolve todas as festividades religiosas da cidade. O projeto foi inserido no calendário cultural do município, para que no futuro se torne uma das maiores fontes de recurso da cidade.

Após a missa centenas de fiéis acompanharam a procissão, que percorreu as ruas do bairro Alta Floresta com a imagem do santo das causas impossíveis e urgentes.

História do Santo

Expedito era chefe da Legião Romana numa das províncias romanas da Armênia. Ocupava esse alto posto porque o imperador Diocleciano tinha-se mostrado, no começo de seu reinado, favorável aos cristãos, confiando-lhes postos importantes na administração e no exército. Expedito designa o chefe Legião Romana, martirizado com seus companheiros no dia 19 de abril de 303, sob as ordens do imperador Diocleciano. Seu nome, qualquer que seja a origem de sua significação, é suficiente para ser reconhecido no mundo cristão, pois condiz, com a generosidade e com o ardor de seu caráter, que fizeram desse militar um mártir.

Conta-se que, assim que resolveu se converter, uma tentação se manifestou em forma de corvo. O animal gritava “Crás! Crás!”, que significa em latim “Amanhã! Amanhã!”. O que se esperava era que ele adiasse o batismo, mas Expedito teria pisoteado o corvo e gritado, de volta: “Hodie! Hodie!”, ou seja “Hoje! Hoje!”. E assim agiu. Santo Expedito também é conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes.

 

Por: Douglas Assad Arruda