O Governo do Estado através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul ( FCMS), lançou mais um projeto inédito para o setor cultural do estado. O projeto leva o nome de Caixa Cultural “Manifestações Culturais e Religiosas de MS”, e é composto por um livro com fotografias, ilustrações e textos que analisam as histórias de cada celebração e dvd´s que divulgam as 16 festividades religiosas mais conhecidas e divulgadas do estado. Também serão disponibilizados vídeos através da internet.
O projeto tem como objetivo apresentar os panoramas completos das mais tradicionais festas sul-mato-grossenses. Ao todo foram produzidas 500 cópias do kit que foram entregues para as prefeituras e instituições de cultura.
A Festa de Nossa Senhora dos Remédios que está no caminho para se tornar a maior festa religiosa do estado, este ano ofereceu para os fiéis um itinerário de 12 dias, com missas diárias, apresentações culturais e grande programação religiosa, está entre as festividades escolhidas para dar inicio ao projeto da Fundação de Cultura do Estado.
Para a presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues, a inclusão da Festa de Nossa Senhora dos Remédios na Caixa Cultural é motivo de orgulho para os Ladarenses, “O reconhecimento da nossa festa pelo Governo do Estado através de um grandioso trabalho feito por eles é motivo de comemoração, pois entre as 100 manifestações culturais e religiosas mapeadas em Mato Grosso do Sul, Ladário mais uma vez se destacou pela riqueza de sua cultura, e fazer parte desse projeto, sem dúvidas, irá unir ainda mais o nosso povo, por meio da crença, fé e religiosidade”.
Cidades Contempladas por suas Festas Religiosas
Nossa Senhora dos Remédios de Ladário; Folia de Reis, em Bodoquena; Festa de São Sebastião, do Terço em Honra à São João Batista e São Pedro e Bom Odori, em Campo Grande; festa de São Sebastião de Aparecida do Taboado; do Padroeiro da cidade de Ivinhema, São Paulo; festa do Divino em Coxim; de Nossa Senhora do Carmo, em Forte Coimbra; de São Cristovão, em Dourados; do Santo Fujão de Costa Rica; de Nossa Senhora dos Navegantes, em Bataguassu; de Nossa Senhora de Caacupé de Porto Murtinho e de Ponta Porã; de São Patrício em Bela Vista; o Banho de São João de Corumbá e a Missa dos Cavaleiros de Anaurilândia.
Por: Da Redação