Ladário

Festa de Nossa Senhora dos Remédios atraiu cerca de 15 mil devotos

 

A Prefeitura Municipal de Ladário, através da Fundação de Cultura, realizou entre os dias 15 a 23 de outubro, do corrente ano, as Festividades Alusivas à Nossa Senhora dos Remédios. Tendo, após as missas da novena, a realização de apresentações culturais, nos quais estavam entre os convidados: grupos de danças, Escolas de Ladário e Corumbá, Programa Semear e Projeto da Fundação de Esporte de Corumbá, artistas ladarenses, Bandas Manoel Florêncio, Exército e Marinha. As apresentações elencadas contaram com a participação maciça da comunidade religiosa, contando com um público constante de 300 pessoas nos dias da novena.

A novidade desse ano foi a implementação da tenda de “Apoio ao Romeiro”, local no qual se encontravam a disposição pessoas qualificadas para dar um breve histórico sobre a chegada da Imagem de Nossa Senhora dos Remédios assim como as fases de construção do Santuário. Bem como a implementação de um questionário para verificação do perfil socioeconômico dos romeiros presentes, em parceria com a Secretaria Especial de Fomento ao desenvolvimento econômico.

“Um momento de fé, cultura e religiosidade que vamos manter em nossa gestão, foi emocionante de ver toda aquela multidão cantando e elevando suas preces a Nossa Senhora dos Remédios – Padroeira do nosso Município, aos romeiros agradeço a presença em nossa cidade e sejam sempre bem vindos a Ladário”. Disse o prefeito Carlos Ruso, satisfeito com o resultado das festividades em honra a padroeira de Ladário.

Assim como em todos os anos, no dia 20 foi realizada a peregrinação com a imagem milagrosa de Nossa Senhora dos Remédios, que visitou o Hospital Militar, Escola Estadual 02 de Setembro, Posto de saúde de Ladário, Apae, Santa casa e o Asilo São José.

Já no dia 21, a programação contou com Procissão Fluvial, momento no qual a imagem de Nossa Senhora foi deslocada pelas águas do Rio Paraguai, do Porto de Corumbá ao Porto de Ladário, no Navio Penedo, relembrando assim o momento em que a mesma chegou à Cidade de Ladário, através da Marinha do Brasil, tornando-se assim o símbolo da fé, cultura e religiosidade da sociedade ladarense.

No dia 23, através das apresentações da Banda Intimare e a ilustre banda MJ6, deu-se início, á meia-noite, a chegada do dia festivo em honra a Nossa Senhora dos Remédios, com o repicar dos sinos e a contemplação da imagem.

A primeira missa do dia 24 foi realizada às 5hs00min da manhã, contando com uma extensa programação religiosa, que foram realizadas várias missas ao longo do dia, todas com um público de fiéis expressivo, que se dividia entre os que pediam graças à santa, e aqueles que se dirigiam apenas para agradecer, seja pela restituição da saúde, seja por alguma outra graça alcançada.

Às 10hs00min houve o almoço já como parte das comemorações, com barracas de comidas típicas e bebidas, ficando a animação por conta da dupla Pedro e Evandro.

E para encerrar as festividades, às 20hs00min foi realizada a missa campal , celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Martinez, na presença de inúmeros fiéis. Havendo logo após a procissão luminosa, passando pelas principais ruas da cidade de Ladário, finalizando com o Show da artista regional Dani Santana, presente do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Segundo estimativas da organização, o público presente alcançou a marca de 15 mil pessoas. (Texto: Fundação Municipal de Cultura/Fotos: Assessoria de Comunicação PML)