Ícone do site Pérola News

Femart encanta comunidade ladarense com samba e paz

O III Femart – Festival de Música e Artes da Escola Municipal Marquês de Tamandaré – lotou a quadra de esportes, envolveu alunos, professores e toda a comunidade e comprovou que é um evento consolidado na Rede Municipal de Ensino (Reme). Um dos pontos positivos da Femart é que a festa transcorreu envolta de muita paz e segurança, com nota 10 para o comportamento dos alunos e seus colegas convidados. Famílias do bairro Nova Aliança, onde fica a escola, dos Alta Floresta I e II e outros bairros compareceram em peso. Sarravulho, bobó, lanches e doces saborosos, vendidos nas barracas com renda revertida para a escola, tiveram enorme aceitação. Mais de 700 pessoas circularam pela escola no momento do Festival, que teve 450 ingressos registrados mais 50 mesas.

Este ano o Femart teve como tema “A Escola Marquês de Tamandaré Canta, Dança e Encanta o Samba”. Desfilaram pelo palco intérpretes de grandes sucessos do ritmo que marcou a música popular brasileira e ganhou adeptos em todo o mundo – principalmente com o estilo Bossa Nova, difundido no Exterior pelo grande compositor Tom Jobim, autor de Garota de Ipanema, e os grupos de pagode como Exaltasamba e Fundo de Quintal.

Concorreram apenas alunos matriculados na Escola Municipal Marquês de Tamandaré, já que o festival ainda está estendido para toda a Reme. A melhor interpretação da noite foi de um grande sucesso nacional, “Não deixe o samba morrer”, de Alcione.

“Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De Samba, pra gente sambar”.

Quem interpretou, e muito bem, “Não deixe o samba morrer”, e se tornou a grande vencedora do III Femart foi a aluna Yasmin Andressa Costa, de 11 anos, do sexto ano, filha da cantora e artesã Doralina. Após receber o prêmio das mãos do prefeito José Antonio, a campeã cantou novamente o samba ao lado da mãe Doralina, num dos momentos mais emocionantes da festa. Em segundo lugar ficou a aluna Lauriane dos Santos, do oitavo ano, com a música “Dessa vez eu me rendo”, da Alexandre Pires.

Além do prefeito José Antonio e assessores, compareceram ao evento a secretária municipal de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos, a gerente de Gestão de Políticas Educacionais, Elis Regina Sarath, gestores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino.

No concurso de Garoto e Garota Beleza Juvenil, os vencedores foram Joelson Pessoa da Silva, do quarto ano A, e Vitória Inácio, do quarto ano B.

Entre os grupos de dança, os premiados foram o Axé Band, primeiro colocado; e o Grupo Malandragem, formado por alunos do quatro ano A e B, que ficaram com a segunda colocação.

O prêmio de Garoto e Garota Simpatia ficou com Evandro Penha da Cruz e com Joyce de Magalhães.

E no concurso mais esperado da noite, Renata Soares de Moura foi eleita a Garota Marquês e o aluno Washington Maidana venceu como o Garoto Marquês. E assim o Femart fechou com chave de ouro a sua terceira edição, podendo, em breve, se tornar o festival de música, teatro e dança de toda a Reme, segundo a secretária municipal de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos. “Já temos hoje o Festival Afro, na semana da Consciência Negra, que envolve toda a Reme, mas também poderemos ter o Femart trazendo temas variados, com o melhor da música, do teatro e da dança da cada escola”, comentou a secretária. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile