Ladário

Feirantes reclamam da decisão da Prefeitura em acabar com as feiras de quinta e domingo em Ladário

 

Após a sessão ordinária desta segunda-feira (13), na Câmara de Municipal de Ladário, feirantes e moradores conversaram com alguns vereadores sobre a decisão da Prefeitura de Ladário em acabar com as feiras livres que acontecem todas as quintas (noite) no bairro Almirante Tamandaré e aos domingos (manhã) no conjunto Mutirão.

Na conversa com os vereadores, o presidente da Associações de Moradores do Bairro Almirante Tamandaré, Salomão Parabá, disse que até o momento não houve um comunicado oficial da Prefeitura, “eu não recebi nenhum comunicado ou algum documento informando o fim da feira por parte do prefeito Ruso. Os fatos que eu trago aqui são informações obtidas por meio de moradores da localidade e pelos feirantes”, explicou.

Salomão ainda frisou que a alegação da Prefeitura sobre a falta de segurança na localidade não justifica o fim da feira, “são aproximadamente duzentos feirantes que trabalham nesse dia para sustentar suas famílias, então se o motivo do fim da feira é a falta de segurança, não é culpa dos feirantes e nem dois munícipes que vão até a feira para fazer suas compras”.

Já a presidente do conjunto Mutirão, Lidiane Linhares, disse que a população local também está reclamando do fim da feira de domingo, “não é uma feira tão grande como a de quinta na Cohab, porém não gera custo para a Prefeitura e não tem nenhuma ocorrência policial, sendo que nós temos senhoras de mais de 70 anos de idade na localidade que dependem dessa feira para comprar seus alimentos e as mesmas não tem condições de comprar nas feiras de quarta e sábado no centro da cidade, devido a distância”.

Para o morador do Almirante Tamandaré, Anibal Monzon,  “se o problema fosse segurança não haveria carnaval em Ladário, pois todos os anos coloca-se policiamento no evento para conter delitos e violência, mesmo assim, o Carnaval não acabou, então por que acabar com as feiras locais de quinta a noite e domingo de manhã”.

Conforme o presidente Salomão, foi agendada com a assessoria do prefeito Ruso uma reunião para próxima terça-feira, dia 21 de fevereiro, na sede da Associação de Moradores do Bairro Almirante Barroso, entre os feirantes e moradores das duas localidades afetadas para tentar resolver o impasse.

O presidente da casa de leis, vereador Peixoto, disse que é contra o fim das feiras e vai participar da reunião de terça, “acho que existe outra maneira de resolver o problema, mas já afirmo minha posição, sou contra o fim das feiras livres de quinta e domingo em nosso município, porém é necessário um diálogo entre os feirantes, moradores e a Prefeitura de Ladário, pois o assunto se trata geração de renda e os feirantes dependem disso para o sustento de suas famílias”, explicou.

 

Por: Douglas Assad Arruda