Atendendo uma reivindicação feita pelos moradores do bairro Mutirão na ação do Prefeito Cidadão de 2014, a prefeitura inaugurou neste domingo, 19 de abril, a feira livre do bairro. A feira vai funcionar aos domingos, das 6h ao 12h, e abre espaço para a comercialização de frutas, verduras, produtos produzidos pela agricultura familiar e vestuário.
Ao todo, são 66 feirantes que se dividem em barracas na metragem de 3 metros cada, localizadas nas ruas Marechal Rondon com a Riachuelo, atravessando as projetadas A, B e C, formando a letra U do asfalto do bairro, concluído pelo município, cumprindo assim, o foco de infraestrutura no local.
“Ao atendermos ao pedido da população que solicitou este espaço para feira livre durante a ação do prefeito cidadão no bairro, demonstramos que a administração pública planeja junto com a participação da população, atividades que proporcionem melhor qualidade de vida de quem mora na região”, enfatizou o prefeito José Antonio Assad e Faria.
Ainda conforme o chefe do executivo ladarense, o Prefeito Cidadão é a forma mais ampla de integrar toda a população ladarense junto a administração. “É por isso que sempre buscamos fazer a nossa politica de integração. Isso facilita o trabalho e consegue traçar metas para uma Ladário melhor”, disse.
Para a feirante, Carmen Leite de Medeiros que trabalha nas feiras em Ladário há mais de 30 anos, essa nova oportunidade é aceita como uma nova fonte de renda, “participo de todas as feiras da cidade e temos um lucro razoável, agora com a abertura de mais uma, a nossa chance de ganhar mais aumenta, o pessoal do bairro está vindo e fazendo suas compras, para o primeiro dia, está bem movimentado, e isso é bom, espero que melhore a cada domingo”, falou.
Os feirantes que estão trabalhando são devidamente cadastrados na prefeitura e não possuem débitos. “O setor de tributos da prefeitura tem a função de estar nas feiras fiscalizando não somente os documentos dos trabalhadores, mas também monitorar e organizar a feira como um todo, separando as bancas por conteúdo, para que eles não se misturem, proporcionando facilidade aos moradores”, explicou o fiscal de tributos, Anselmo Ramos.
Aproveitando a manhã para conhecer as barracas e também para ganhar um extra, a senhora Roseli Silva, moradora do bairro há quinze anos, aprovou a iniciativa.
“Foi muito bom à instalação da feira aqui; não tínhamos opção e tínhamos que nos deslocar para longe às vezes, em Corumbá. Agora a feira está em frente da minha casa e além de ser mais cômodo para mim, eu aproveito para ganhar um dinheiro extra para ajudar nas despesas da casa, aproveito a minha calçada para vender algodão doce”, comentou.
Como se cadastrar
O cadastro é realizado da seguinte forma: o interessado tem que dirigir a prefeitura, localizada na Rua Corumbá, nº 500, Centro e ir até o setor de protocolos. Para que o cadastro seja realizado com sucesso é preciso que a pessoa esteja munida de seus documentos pessoais, além do comprovante de residência. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Após todos esses tramites, aprovado o cadastro, o fiscal de tributos irá alocar o feirante em um espaço reservado a ele.
Na cidade de Ladário as feiras livres acontecem a partir de agora quatro vezes na semana, sendo as quartas-feiras e sábados, no período matutino, entre as ruas Comandante Souza Lobo, Riachuelo e Dom Pedro II, Bairro Centro. Já no período noturno, a feira livre acontece todas as quintas-feiras, no Bairro Almirante Tamandaré, entre as ruas Coronel Nicola Scaff e Corumbá, assim como na Alameda Nossa Senhora das Mercês. E agora no Mutirão.
Por: Da Redação