Ladário

Feira com produtos sem utilização de agrotóxicos reúne produtores rurais de Ladário e Corumbá

 

O Prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado da primeira dama Gisele Maria Saab Assad e Faria e da diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Ligia Teixeira, participou na manhã desta terça-feira, 24 de maio, do lançamento da Feira de Produtos em Transição Agroecológica – Grupo Bem Estar do Projeto de Assentamento 72 e de Assentamentos da Cidade de Corumbá, na sede da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS Campus Pantanal.

O intuito da feira, que reúne 16 assentados do PA-72, 28 Taquaral e 06 do Maria Coelho, além de divulgar os trabalhos realizados pelos produtores rurais da região do Pantanal, é o resultado do trabalho de pesquisadores da UFMS e da Embrapa Pantanal, em parceria com o Sebrae-MS, que desde 2010, têm implementado a produção de hortaliças sem utilização de veneno no Assentamento 72, em Ladário.

Para o chefe do Executivo ladaresne, participar deste evento é muito importante, pois é um momento de mudança de atitude, não apenas de quem idealiza, como aqueles que participam, se referindo aos assentados.

“Um novo olhar daquele produtor. É uma importância de mudança de atitude, mudança de melhorar as atitudes daquele produtor que se limita a produzir em técnicas condimentares, onde às vezes fica sem ter como comercializar seu produto. O produtor aprende novas técnicas e aprende a produzir mais. Essa parceria entre a Prefeitura e UFMS e demais instituições é muito otimista. Que o projeto se espalhe e nós possamos levar a riqueza, geração de renda até o nosso assentamento”, disse José Antonio.

Contente com o novo espaço, a assentada Adalgisa de Oliveira, que vive há seis anos no PA 72, trouxe para a primeira feira produtos, como abóbora, rúcula, mandioca, alface e até mesmo pão caseiro, que foi um sucesso entre os consumidores.

“Estou muito feliz com essa oportunidade de mostrar o nosso trabalho, que vem ganhando espaço cada vez mais no comércio. Todos os sábados estou na feira livre em Ladário, e agora, aqui na feira”, falou Adalgisa revelando ainda que com a sua venda a renda da família cresce, já que ela fatura em torno de R$ 250,00 a 300,00 pelos dias de feira.

O diferencial da feira é a oferta de produtos livres de venenos. Só podem vender na feira produtores rurais cadastrados na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Pantanal e da Fronteira (ITCP-PF) do Campus do Pantanal (CPAN) da UFMS. “Foi uma ideia que saiu do papel e que desde 2010, estamos arquitetando, ensinando eles a produzirem e a vender seus produtos. Caiu no gosto de quem vende e quem compra, estamos satisfeitos”, informou o coordenador do Projeto Edgar Aparecido da Costa.

Ainda segundo ele, toda essa manifestação só foi possível graças às parcerias e também as Prefeituras de Ladário e Corumbá, que deram totalmente apoio para que os trabalhos pudessem chegar a aonde chegou.

“Nosso sonho é que se fossemos buscar em nossos parceiros, nós conseguiríamos levar para a área rural o sonho da produção, e, o acontecimento da feira em si, materializa esse sonho. Com a feira aqui, estamos vendo o resultado das nossas pesquisas. É um canal de comercialização de produtos com segurança alimentar”, completou.

Acesso ao PA 72

Se mostrando contente e satisfeito, Edgar ainda lembra que um dos pontos cruciais para que o projeto pudesse ser concretizado, além dos trabalhos feitos com a equipe, a estrada que liga o PA 72 com a Zona Urbana, foi um dos principais fatores.

“O prefeito José Antonio, acreditou na gente, manteve a garantia das estradas que antes eram bastante duvidosas. Desde que a gente começou o projeto, ele vem mantendo as estradas em boas condições, melhorando inclusive também as oportunidades, como os espaços que conseguimos na feira livre de Ladário, onde antes os assentados não tinham esse espaço, e José Antonio, pediu para que abrisse para que eles pudessem comercializar seus produtos”, lembrou o coordenador do projeto.

“É a parte que nos cabe, fomentar através do acesso básico, que é importante para comercialização e mobilidade dos produtores e saída da mercadoria, é através das condições de habitabilidade que tornam possível a permanência do assentado. Além disso, nós temos em nossa Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, e agora com a chegada da Agraer em nosso município, que em parceria com a UFMS, vemos como otimismo o que está acontecendo”, finalizou o prefeito.

A Feira será realizada todas as terças-feiras, até dezembro, no saguão de acesso à Biblioteca do CPAN, Unidade I, com acesso pela entrada principal, na Avenida Rio Branco 1.270, Bairro Universitário. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação